11 de março de 2016

5 dicas para investir em capacitação do seu time

Dicas e notícias


Maryellen Badarau

Investir em capacitação da equipe é fundamental para manter um funcionário motivado e desenvolver as competências necessárias para sua empresa

Já sabemos que investir em treinamento e capacitação da sua equipe é uma alternativa muitas vezes mais econômica e eficiente para montar aquele time dos sonhos do que demitir pessoas e contratar novas. Montar uma equipe do zero é uma atividade muito trabalhosa, com certeza você já se deparou com situações assim e sabe o que significa. Quando você aposta em pessoas que já trabalham para você, significa investimento em pessoas que já conhecem a cultura da sua empresa e sabem como ela funciona. Só isso, acredite, já é uma grande vantagem.

Não que renovar o time não seja uma boa, mas não é a solução para tudo. Muitas vezes o talento que você procura está pertinho, basta olhar com atenção. O fato de um funcionário não ter uma formação específica, não significa que ele não tenha determinada competência, ou possa desenvolvê-la. Para isso, a capacitação funciona como uma ferramenta fundamental para você potencializar os talentos do seu time.

A seguir você vai conferir dicas para capacitar sua equipe.

1: Dê bons feedbacks

Há diferentes formas de você capacitar um funcionário. Para começo de conversa, investir tempo em dar bons feedbacks já é um passo importante para você apoiar o desenvolvimento do seu funcionário e com certeza funciona como uma forma de capacitação.

2: Monte bons treinamentos 

Outro caminho é investir em treinamentos. Quando bem implementado, é fundamental para a estratégia da empresa, uma vez que só assim a companhia conseguirá atingir novos padrões de gestão e de qualidade. Um bom treinamento pode servir aos mais diversos casos – desde um novo colaborador que precisa ser introduzido a uma cultura empresarial específica, até funcionários que devem exercer novas tarefas, passando por você mesmo, que pode utilizar os processos para se manter sempre atualizado. Há diferentes formas de você realizar treinamentos na sua empresa.

3: Coaching também é um tipo de treinamento

O coaching é um trabalho que foca em capacitar uma pessoa para alcançar seus objetivos futuros. O olhar é sobre a solução, e não na detecção de um problema. Não há diagnósticos nem aconselhamentos. Quando se faz um trabalho de coaching, há um profissional auxiliando a pessoa (que não é um paciente) na descoberta de um objetivo pessoal e/ou profissional, a ter clareza e a identificar as limitações e recursos que estão em seu caminho, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho. Todos os resultados são mensuráveis e apresentados ao final do processo.

O coaching, muitas vezes, é usado para preparar lideranças para assumir cargos e pode ser muito eficiente para profissionais detectar seus pontos fortes e aprender a trabalhar seus pontos fracos.

4: Ter um mentor: nada capacita mais do que a troca com quem já passou por aquilo

Se você acompanha o trabalho da Endeavor, sabe que ele se baseia muito na conexão entre empreendedores mais jovens e os mais experientes. Ou seja, baseia-se muito no mentoring. Afinal, um de nossos principais objetivos é transpor o conhecimento de forma geral, transmiti-lo para que você, empreendedor, consiga se desenvolver e melhorar os seus negócios. Mentoring é um processo de transposição de conhecimento realizado com a ajuda de um mentor, aquele responsável pelo suporte e encorajamento para que você gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, aprimore sua performance e se torne a melhor pessoa que puder vir a ser.

Assim, de forma um tanto simplificada, o mentoring é uma ferramenta de aprimoramento profissional (e pessoal) que consiste em alguém mais experiente ajudando uma pessoa que não tenha tanta experiência. E a ideia é que, por meio do mentoring, espelhando-se em alguém para vislumbrar seu próprio crescimento, você consiga se aprimorar e encontrar um propósito para sua vida e negócios.

5: Team Building: experiências diferentes para criar grandes aprendizados

Trata-se de uma metodologia experiencial utilizada em todo o mundo desde a década de 40 e é um eficiente canal de aprendizagem. Para ficar mais fácil de compreender isto, é só tentar se recordar de alguma situação em que você mesmo viveu uma experiência diferente com um grupo de pessoas. Após uma viagem, por exemplo, há uma grande aproximação entre as pessoas,

O team building é uma forma interessante de ensinar novas habilidades para pessoas e abrir suas cabeças. O grande objetivo de processos como esses é alinhar conceitos ensinados em programas de integração ou de desenvolvimento com emoções. De acordo com especialistas, quando isso é feito, a probabilidade de um funcionário aplicar o que aprendeu na prática é muito maior.

Agora você já sabe bastante sobre capacitação, e tem ideias de diferentes caminhos para investir em seu time, é só fazer um match entre as competências que você precisa que a equipe desenvolva e as possibilidades disponíveis. Boa sorte!

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Fonte: Endeavor Brasil

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