28 de setembro de 2009

AgroEx discutiu caminhos para exportação



A 27ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx) aconteceu no último dia 23, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, do Hotel Garden, em Campina Grande/PB. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa).

 

 O seminário, que foi gratuito, reuniu informações para produtores rurais, cooperativas, sindicatos rurais, associações, agroindústrias e distribuidores da Paraíba interessados em conhecer os caminhos possíveis para exportar a produção.

 

Também foram apresentadas as principais vantagens da integração dos elos das cadeias produtivas do agronegócio com o objetivo de conquistar o mercado internacional. A ideia é incentivar a associação contratual dos agentes, em modalidades como consórcio e condomínio, para a obtenção de escala, redução de custos e a uniformização dos produtos.

 

A pauta do encontro teve ainda informações sobre linhas de financiamento para a exportação e formas de agregar valor aos produtos, como o uso da Indicação Geográfica (IG) e a certificação. Além disso, serão examinadas as iniciativas bem-sucedidas, como a exportação de cachaça e de polpas de frutas.