17 de setembro de 2008

Aracaju será Capital Brasileira do Ovino Santa Inês



No período de 21 a 28, Sergipe estará sendo destaque em todo país com a realização da 7ª EXPOBRASIL ­- Exposição Nacional do Ovino Santa Inês, que ocorrerá na praça de eventos da orla de Aracaju. Considerado o Berço da Raça, Sergipe desponta no cenário nacional pela qualidade genética dos seus animais, razão da escolha para abrigar o evento, transformando Aracaju, durante uma semana, na capital brasileira do Ovino Santa Inês, numa realização da Associação Sergipana de Criadores de Ovinos (ASCCO), e da Associação Brasileira do Ovino Santa Inês (ABSI), com organização da Êxito Eventos.

Para o presidente da Ascco, Breno Batista Valeriano, as atenções dos criadores brasileiros já estão voltadas para Sergipe, diante do trabalho organizacional que vem sendo feito e do porte do evento. “Estarão expostos cerca de 1.300 animais do mais alto padrão genético e 25 empresas de produtos e serviços estarão presentes para mostrar o que há de mais novo em tecnologias”. Ele enfatizou também a realização paralela durante a Exposição, de nove leilões de animais de elite. “Parceiros do setor público e da iniciativa privada se uniram para produzir uma mostra grandiosa e inusitada, trazendo o campo para a orla de Aracaju, o que, com certeza, vai surpreender o público urbano”.

“O Brasil é o 8º maior criador de caprinos e ovinos do mundo, e esta atividade vem se desenvolvendo ao atrair aqueles que percebem que a ovinocaprinocultura é um grande negócio”, afirmou. Izildinha Carvalho Dantas, coordenadora geral do evento. Ela acrescentou que diante dessa perspectiva e da possibilidade de novos investimentos na área, é que se buscou realizar a sétima edição da ExpoBrasil em Sergipe, reduto dos mais tradicionais criadores da raça no país.

Ela ressaltou a programação técnica do evento, onde pontificarão cursos com renomados técnicos conferencistas, que enfocarão temas como: “Apresentação de Animais em Pista”, “Características Zootécnicas do Ovino Santa Inês”, além de seminários com foco em:”Gestão Técnica da Produção”, “Melhoramento Genético”, “Boas Práticas na Produção de Ovinos e Caprinos”,”produção da Carne Ovina no Brasil Tropical ­Participação do Santa Inês”, Clínicas Tecnológicas”, “Melhoramento Genético e Inseminação Artificial”, “Cruzamento Industrial”, “A Palma forrageira como alternativa de Alimentação”, “Escrituração Zootécnica e Planos de Produção”, “Padronização de Carcaças”, e “Produção e Processamento de Derivados de leite de Cabra”.

O evento que se estenderá até o dia 28, conta com o patrocínio do governo de Sergipe através da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado da Comunicação Social, do Banco do Estado de Sergipe, da Secretaria de Estado de Turismo, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).