30 de setembro de 2008

Cariri experimenta nova realidade econômica



Cariri experimenta nova realidade econômica após revitalização da bacia leiteira

Uma verdadeira revolução econômica no Cariri da Paraíba. É isso que tem provocado, nos últimos cinco anos, as conseqüências do Programa Leite da Paraíba – uma parceria entre os governos do Estado e federal que exerce forte influência na economia de uma das regiões mais áridas do Brasil. “As conseqüências da revitalização da cadeia produtiva do leite no Cariri paraibano impressionam pela sua vitalidade e capacidade de trabalho do nosso homem do campo”, avalia o governador Cássio Cunha Lima.

O primeiro passo para a revitalização da bacia leiteira no Cariri foi justamente a garantia dada pelo Governo do Estado de que assumiria, com valores acima do mercado, toda a produção da região. Para dar vazão ao atual estágio de distribuição de 120 mil litros de leite por dia, o estímulo ao pequeno produtor foi fundamental.

“A realidade encontrada na região, em 2003, era de fazer pena: pequenos rebanhos ovinos e caprinos com parcas perspectivas econômicas para seus proprietários”, recorda o governador. Com a aplicação de um preço bem acima do praticado no mercado, o valor do leite de cabra praticamente dobrou, saindo de pouco mais de 35 centavos para 70 centavos o litro, e o de vaca seguiu o mesmo padrão: passou a ser comprado por 50 centavos, bem acima dos 20 centavos em média do mercado.

Com garantia de compra pelo programa, os pequenos produtores cadastrados – na média de sete mil em todo o Estado – passaram a investir mais na aquisição de animais. A rede produtiva passou a se ampliar e outros elementos atinentes à cadeia do leite também foram beneficiados. No momento, exatamente porque o mercado passou a valorizar mais o produto e o setor estar fortalecido, o programa oficial já se esforça para se manter firme na concorrência.


Fonte: Governo da Paraíba