31 de janeiro de 2013

Catolé do Rocha recebe 1º carregamento de milho



Nesta quarta-feira (30), o município de Catolé do Rocha, na Paraíba, recebeu o primeiro carregamento de milho da Conab. As 37 toneladas do grão, destinadas a atender os produtores rurais de Catolé e região, foram descarregados no Posto Avançado da Conab, instalado no início do ano, após um esforço conjunto do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Sindicato Rural de Catolé do Rocha, Prefeitura Municipal e Conab.

O posto avançado da Conab em Catolé do Rocha será responsável pelo abastecimento de 12 municípios da região, que possuem hoje um rebanho com mais de 120 mil cabeças. “O milho chegou em boa hora. Neste momento, a região precisa e muito de alimento para o gado que está morrendo na seca”, afirmou o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Catolé do Rocha, Melquiades Pedro de Sousa Neto, os produtores rurais da região estão satisfeitos e agradecidos pela instalação deste armazém, que vai, além de garantir a alimentação para o rebanho, minimizar os custos. “Antes do posto, os produtores buscavam o milho em Patos, se deslocando por mais de 250 km para conseguir alimento. Um custo altíssimo. Uma unidade da Conab aqui vai auxiliar, e muito, os produtores que já estavam perdendo a esperança”, comemorou Melquíades.

O posto avançado da Conab está funcionando, ainda provisoriamente, no galpão do antigo mercado público de Catolé do Rocha, cedido pela Prefeitura. O gerenciamento da unidade fica sob responsabilidade da Conab. “Vencemos uma etapa da batalha e trouxemos um posto da Conab e milho para Catolé, agora vamos lutar para que o posto fique permanentemente no município”, afirmou Melquiades, informando sobre os próximos passos do Sindicato e da FAEPA.

De acordo com a superintendência da Conab, Catolé do Rocha deverá receber outros carregamentos de milho ainda essa semana e a previsão é que a distribuição para os produtores cadastrados comece na próxima segunda-feira (04/02), após divulgação do calendário oficial de distribuição.

Trajetória

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), juntamente com o Sindicato Rural de Catolé do Rocha, por meio de reuniões, encontros e negociações com o Ministério da Agricultura, Diretoria da Conab e Prefeitura de Catolé do Rocha, lutava, desde outubro de 2012, pela instalação de um polo avançado de vendas do Programa Venda em Balcão da Conab no município, que garantiria o fornecimento de milho para a região.

Após diversas reuniões, discussões e impasses, o posto foi instalado, provisoriamente, em janeiro de 2013, no galpão do antigo mercado municipal de Catolé do Rocha e recebeu, no dia 30/01/2013, o primeiro carregamento de milho, um total de 37 toneladas do grão.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEPA/SENAR-PB