6 de abril de 2021

CNA discute proposta do Banco Central sobre adoção de critérios de sustentabilidade nas operações de crédito rural


Jocelio Oliveira

Brasília (05/04/2021) – A Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na segunda (5), para discutir duas propostas de normativas do Banco Central que estabelecem critérios para classificar uma operação de crédito rural como sustentável.

A consulta pública nº 82/2021 foi aberta no dia 11 de março. As propostas de atos normativos preveem um conjunto de critérios que poderão ser considerados na definição de quais operações de crédito rural serão classificadas como sustentáveis, com base em parâmetros socioambientais.

Durante a reunião, a equipe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações de Crédito Rural e do Proagro (Derop) do Banco Central realizou uma apresentação sobre as propostas e como pretende implementá-las.

Entre os pontos abordados estavam os objetivos, o funcionamento atual do Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor), as novas integrações de bases de dados e o bureau de crédito sustentável.

O presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner, a superintendente técnica adjunta da CNA, Fernanda Schwantes, e o consultor de Meio Ambiente da Confederação, Rodrigo Justus, além de representantes de Federações da Agricultura estaduais, participaram do debate.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil