29 de abril de 2013

CNA e federações debatem ações de combate à estiagem no NE



Os presidentes de Federações da Agricultura do Nordeste se reuniram na quinta, dia 25, com o presidente Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senador Benedito Lira. Capitaneado pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, o encontro tratou sobre ações de combate aos efeitos da seca e suspensão de execuções fiscais, entre outros assuntos.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, a reunião foi proveitosa e terá efeitos práticos em breve.

– Discutimos sobre a suspensão das execuções fiscais, as que estão em andamento e as que poderão entrar. Também pedimos ao senador uma cobrança maior com relação ao milho disponibilizado pelo governo federal para os Estados nordestinos e seus produtores rurais – ressaltou Vieira.

O presidente da Faern também falou sobre o crédito emergencial para os produtores do Nordeste atingidos pela seca.

– Esperamos um maior aporte em crédito emergencial para os nossos produtores rurais. Somente assim, com esse fôlego, é que os trabalhos poderão ser promovidos em suas propriedades.

Na ocasião, Vieira ainda entregou ao senador Benedito de Lira uma cópia do DVD Retratos da Seca, documentário produzido pela entidade em fevereiro e que retrata o drama da seca no Rio Grande do Norte.

– Ele nos comunicou que tentará passar o vídeo em uma audiência próxima. Com isso, esperamos que nosso recado seja transmitido ao maior número de parlamentares e que ações concretas sejam tomadas para amenizar os efeitos da estiagem – ressaltou Vieira.

Fonte: Rural BR e Sitema FAERN/SENAR