15 de março de 2019

CNA levanta sugestões para Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020 na região Nordeste


Jocelio Oliveira

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou o terceiro encontro para levantamento de sugestões para o Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020. O workshop aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), nesta sexta-feira (15).

O evento, realizado pela Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, contou a presença de representantes das federações do Maranhão, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte, além da própria Paraíba, e ainda de produtores e entidade associativas e de pesquisa agropecuária da região.

A assessora técnica da Comissão de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, comentou que o Nordeste tem algumas particularidades, no que diz respeito aos efeitos da seca sobre a produção, que precisam ser representados nas políticas públicas.

Fernanda Schwantes

“É muito importante para região manter tanto as políticas de custeio, quanto as de seguro rural. O Nordeste acabou de sair de um período de estiagem no qual os produtores além de perderem suas safras, também perderam seus ativos de produção, como rebanho e plantas”, afirmou.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, Vanildo Pereira, destacou a necessidade de o Governo Federal tratar o Nordeste a partir das suas peculiaridades.

Vanildo Pereira

“Nós temos percebido uma predisposição do Ministério da Agricultura em definir uma política agrícola para o Nordeste, o que é muito positivo. É preciso olhar com atenção para as culturas leiteiras, a carcinicultura e a cana-de-açúcar”, afirmou.

O workshop já passou pelas regiões Sul e Norte do país e agora segue para o Centro-Oeste, no dia 21, e Sudeste no dia 25.

“É importante visitar as regiões porque podemos possibilitar também a participação dos produtores e não só de seus representantes. Esse é o terceiro ano desse modelo e percebemos que conseguimos nos aproximar mais da realidade das regiões”, comentou a assessora Fernanda.

Os participantes do evento se comprometeram em enviar sugestões até a próxima semana. O levantamento será consolidado numa reunião no próximo dia 2 de abril, em Brasília.

“Nunca antes nos perguntaram como a gente gostaria de resolver parte dos nossos problemas. Este encontro é um momento muito positivo e é preciso que esse debate se estenda nos estados.”, afirmou Émerson Macedo, assessor jurídico da Faema.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 15 de março de 2019