12 de dezembro de 2017

CNA participa de eventos durante a 11ª Conferência Ministerial da OMC


ASCOM FAEPA-PB

A assessora para Negociações Internacionais da CNA durante um dos eventosA assessora para Negociações Internacionais da CNA durante um dos eventos

Brasília (11/12/2017) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de eventos do Grupo de Cairns neste final de semana. A agenda aconteceu paralelamente à 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Buenos Aires (Argentina).

O Grupo de Cairns é uma coalizão de grandes produtores agrícolas que, juntos, defendem posições comuns nas negociações da OMC. A assessora para Negociações Internacionais da CNA Camila Sande é a representante da entidade no Grupo e palestrou no painel “Perspectivas da América do Sul: Agricultura na Argentina e na região, G20 2018 e modernização do Mercosul”.

Ela destacou a importância estratégica da América do Sul na produção de alimentos e, que em função disso, o continente precisa se impor mais para participar da construção das regras do comércio internacional, além de ampliar a participação no mercado global.

“Hoje, o Brasil só tem cerca de 6,7% do mercado agrícola mundial e a América Latina tem 11%. Temos produtos de qualidade e sustentáveis. Precisamos de estratégias para ocuparmos os espaços onde há demanda para o que produzimos”.

A CNA também teve acesso à 40ª Reunião Ministerial do Grupo de Cairns, que normalmente é restrita à representantes de governos. A entidade participou da entrega do documento de posição do Grupo para a 11ª Conferência Ministerial da OMC.

Amanhã (12), a CNA vai promover, em parceria com o Centro Internacional de Comércio e Desenvolvimento Sustentável (ICTSD) e o Agroicone, o Trade and Sustainable Development Symposium. O evento vai debater o papel chave da América Latina no comércio internacional e a importância da sustentabilidade.

O debate será moderado pelo vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Pedro de Camargo Neto e terá como palestrantes Camila Sande (CNA), Rodrigo Lima (Agroicone) e Vera Thorstensen (FGV).

Ação da CNA chama a atenção do público presente 

Outro destaque da CNA na Conferência é uma ação de promoção de imagem da entidade e da agropecuária brasileira nos espaços comuns. O objetivo da iniciativa, que está sendo realizada ao longo da programação do evento, é mostrar que o Brasil é um país preocupado com a produção sustentável e a preservação do meio ambiente.

Assessoria de Comunicação Sistema CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Publicado em: 12 de dezembro de 2017