2 de fevereiro de 2012

CNA realiza Seminário sobre Agricultura de Baixo Carbono



A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Embaixada Britânica e o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Banco do Brasil, realiza, no dia 07/02, o Seminário de Capacitação do Guia de Financiamento da Agricultura de Baixo Carbono. O evento acontece no Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), em Salvador (BA), a partir das 09h.

Esse projeto surgiu da necessidade de informar os técnicos das federações estaduais de agricultura e pecuária, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e das Secretarias Estaduais de Agricultura, extensionistas rurais e pesquisadores sobre as práticas agrícolas sustentáveis e regras de financiamento do Programa para Redução de Emissão de Gases Efeito Estufa na Agricultura.

Com o objetivo de trazer as mais atualizadas informações para posterior multiplicação e disseminação, a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) será representada,na ocasião, pela Assessora da Presidência, Eudete Petelinkar.

Agricultura de Baixo Carbono (ABC)

O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), criado em 2010 pelo governo federal, dá incentivos e recursos para os produtores rurais adotarem técnicas agrícolas sustentáveis, com o objetivo de reduzir o aquecimento global e a liberação de gás carbônico na atmosfera.

O Programa ABC segue um planejamento e cronograma de execução que consiste em duas fases principais: Fase 1: Diagnóstico e Fase 2: Desenvolvimento e Implementação da Política de Governança Climática.

A primeira fase já foi concluída. Nela a equipe técnica avaliou uma série de ações estratégicas para a elaboração da Política de Governança Climática do Setor Agropecuário, analisando criticamente os Inventários Brasileiros de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa.

Confira o relatório completo da Fase1:
HTTP://www.cna.org.br/email/Economico/Report_25_11_alta_resolução.pdf

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475