11 de abril de 2013

Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açú



A partir do dia 1º de abril começou oficialmente a Mobilização Social, na área de abrangência da Bacia Piranhas-Açu, para participação do processo eletivo de renovação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPS).

Os mobilizadores irão atuar durante o mês de abril, motivando representantes do Poder Público, além de Usuários de Água e Organizações da Sociedade Civil dos dois estados da qual a Bacia faz parte, Paraíba e Rio Grande do Norte, para participarem dos encontros regionais. O 1º. Encontro na Região do Vale do Piancó, será em Itaporanga-Pb, no próximo dia 08 (oito) de Maio, com início às 08:00 e encerramento às 12:00 (Com um almoço para os convidados) na sede da Câmara de Vereadores, no centro da cidade.

Neste Encontro os participantes serão informados das condições de participação no processo eleitoral e do número de vagas disponíveis para cada modalidade do Poder Público, de Usuários de Água e Sociedade Civil de Usuário. Também serão disponibilizados Formulários de Inscrição para os interessados.

As datas e locais de realização dos Encontros estarão disponíveis em:
http://www.cbhpiancopiranhasacu.org.br/site/

O COMITÊ

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu é fruto do interesse manifesto pelos estados do RN e PB, gerando sua criação através de Decreto Presidencial de 29 de novembro de 2006, seguido de um conjunto de portarias, resoluções, deliberações, editais e um amplo processo democrático de mobilização, articulação e participação social em toda a bacia hidrográfica, culminando com a eleição e posse dos 40 membros que compõem o Comitê e sua diretoria no ano de 2009. É um instrumento colegiado, inteiramente novo na realidade de gestão compartilhada das águas, com imensa complexidade no que tange os interesses sociais, geopolíticos, econômicos, ambientais, culturais e de uso dos recursos hídricos. Tem uma composição paritária e conta com a participação de usuários, sociedade civil organizada, representantes de governos municipais, estaduais e federal.

Informações com Antonio Cabral – Mobilizador Social no Vale do Piancó/Cel. (83) 9125-5856/9958-8345