1 de julho de 2013

Conab doa 25 mil toneladas de milho para governo de PE



A terceira remessa de milho doado pelo governo federal a estados do Nordeste para atendimento a pequenos criadores da região chegará, na próxima terça-feira (02), a Pernambuco. O presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, participará da solenidade de recebimento das 25 mil toneladas do produto, no Porto de Recife.

Com a doação, ao governo de Pernambuco, a Conab concluirá um ciclo de três operações iniciadas com a compra de 75 mil toneladas de milho com remoção simultânea por meio de navios e entrega nos portos de Salvador/BA, Pecém/CE e Recife/PE. As ações foram anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff e definidas na Medida Provisória Nº 610, de 2 de abril de 2013, que estabelece a compra do milho a granel, a entrega pelo vendedor em portos do Nordeste e a doação para os governos estaduais.

No caso de Pernambuco, a carga deve começar a ser descarregada na própria terça-feira, quando passará por um processo de inspeção por parte dos técnicos da Companhia. A partir da entrega do laudo final de classificação, as providências quanto à remoção, ensacamento e comercialização do milho ficarão a cargo do governo estadual, que optou pela doação por meio da Central de Abastecimento (Ceasa).

O produto será transportado por carretas para o armazém da Ceasa em Recife, onde será fracionado e acondicionado em sacas de 60 kg. Posteriormente, seguirá para a região do Sertão, nos polos de venda que ficarão a cargo do governo estadual a partir deste mês. Os funcionários que vão atuar nos polos já foram contratados pelo estado e estão sendo capacitados pelos técnicos da Conab para atuarem de acordo com as regras do Programa de Vendas em Balcão.

Abastecimento – As regiões do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco continuarão abastecidas pelos estoques da Conab. Desde o começo da Operação Especial, foram embarcadas 42,26 mil toneladas de milho para todo o estado, de um total de 46,35 mil contratadas pela Companhia. O principal destino é o polo de Recife, para onde foram destinadas 19,18 mil toneladas. Além disso, a estatal também adquiriu 8,27 mil toneladas de milho ensacado, com remoção simultânea, para entrega nos polos de Pernambuco. Desse total, já foram entregues 7,57 mil toneladas.

Fonte: Grupo Cultivar