16 de outubro de 2013

Evento discute produção de leite de cabra no Cariri paraiban



Cerca de 600 produtores irão participar, nesta quarta-feira (16), do Encontro dos Produtores de Caprinos e Ovinos, que será realizado na cidade de Sumé, no Cariri paraibano. O evento vai discutir Inovação e Sustentabilidade para a caprinovinocultura, além de promover clínicas tecnológicas, palestras, exposições de animais e de produtos derivados do leite de cabra.

A região do Cariri é uma grande produtora de leite de cabra. Por dia, são produzidos em média 12 mil litros/dia. Durante o evento, serão debatidas as formas de aumentar este volume e a região voltar ao posto de maior produtor do país. “A participação do produtor é muito importante, pois é a partir do conhecimento técnico adquirido que construiremos um plano de desenvolvimento e reestruturação da cadeia da caprinovinocultura para os próximos anos”, destacou o gestor do projeto Aprisco, do Sebrae Paraíba, João Jardelino.

Um dos destaques do Encontro é o I Seminário de Inovação e Sustentabilidade para a Caprinovinocultura do Cariri Paraibano. O evento ainda terá mais capacitações como clínicas tecnológicas, palestra, exposições de animais e de produtos derivados do leite de cabra. Segundo João Jardelino, o produtor terá uma oportunidade de realizar diversas atividades em um único dia.

Atualmente, o projeto do Sebrae trabalha com 600 produtores dos Cariris oriental e ocidental. “Pretendemos mostrar ao produtor que estamos num ranking difícil. Os dados da produção leiteira, por exemplo, estão oscilando muito. Hoje, o maior produtor do Nordeste e Brasil pode ser a Bahia”, disse.

Estímulo – O leite de cabra é o principal produto comercializado atualmente através das compras governamentais, o Programa do Leite. No mercado privado, o principal produto derivado lácteo é o queijo de cabra.

“Estamos também em contato com a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (Amcap) para que no evento ocorra uma reunião com os prefeitos. Precisamos trabalhar políticas públicas voltadas para a caprinovinocultura no Cariri paraibano”, concluiu.

O Encontro dos Produtores de Caprinos e Ovinos faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. O Sebrae Paraíba é realizador e parceiro de 19 eventos em quatro cidades do Estado (João Pessoa, Campina Grande, Sumé e Sousa), que irão levar capacitação e orientação para empresários e discutir temas relevantes para pesquisadores e profissionais de diversas áreas ao longo de 25 dias.

Serviço:

O que: Encontro dos Produtores de Caprinos e Ovinos
Onde: UFCG – Sumé, Cariri paraibano
Quando: 16/10
Hora: 10h às 18h

Fonte: Paraíba Total