26 de julho de 2013

FAEPA apresenta a PGA e CNA Card às entidades do setor



As principais entidades representantes do setor agropecuário da Paraíba estiveram reunidas na manhã de ontem (25/07), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), em João Pessoa, para palestra sobre a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) e o CNA Card.

O coordenador da PGA/CNA Card, Décio Coutinho, fez uma apresentação geral sobre a parceria estabelecida entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2009, para a implantação da PGA e os benefícios que este processo traz para o setor agropecuário do país. “O objetivo principal da PGA foi unificar a base de dados do setor, o que promoveu a maior agilidade na obtenção de informações, maior transparência, além da possibilidade da emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA)”, afirmou Décio.

Além da PGA, Décio também apresentou o CNA Card, um cartão criado especialmente para o produtor rural, com o objetivo de facilitar sua vida, permitindo a solicitação e impressão de Guias de Trânsito Animal pela internet, bem como o pagamento das respectivas taxas, com maior conforto e agilidade; além de gerar benefícios variados e agregar novas tecnologias à vida do produtor rural.

De acordo com o presidente da FAEPA, Mário Borba, a implantação da PGA e do CNA Card, além de solucionar o impasse com a base de dados da defesa agropecuária, também resolve alguns dos problemas cotidianos dos produtores, pois agiliza procedimentos como a emissão da GTA. “Problemas como distância entre a propriedade e os locais de atendimento, precariedade das estradas, ausência de funcionários para atender ao produtor ou escritórios fechados são resolvidos com a e-GTA”, explicou o dirigente. “Fora questões burocráticas, quem possuir o cartão ainda pode ganhar benefícios e descontos do Clube de Benefícios do CNA Card”, completou.

Paraíba

Décio Coutinho também informou que o banco de dados agropecuários da Paraíba já está interligado à Plataforma de Gestão Agropecuária e que falta apenas a liberação do governo do estado para o funcionamento do CNA Card e aproveitamento de seus benefícios, entre eles a emissão da e-GTA.

De acordo com Mário Borba, a FAEPA irá começar as negociações com o governo para que o CNA Card seja implantado ainda este ano na Paraíba.

Saiba mais

Para saber mais sobre o funcionamento da PGA e do CNA Card, acesse o site www.cnacard.com.br.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475