1 de dezembro de 2008

Faepa-Senar participa do Encontro de Comércio Exterior



 

Sistema Faepa-Senar participa da segunda edição do Encontro Paraibano de Comercio Exterior no período de 02 a 04 de dezembro no Centro de Educação Empreendedora do SEBRAE.

Fomentar a cultura exportadora no Estado da Paraíba através da capacitação e oferta de informações sobre assuntos relevantes ao desenvolvimento do Comércio Internacional é o objetivo principal do Encontro que tem como tema “Internacionalização de Empresas”.

O evento tem por objetivo informar ao empresariado paraibano os processos de internacionalização e promover o comércio internacional entre as micro, pequenas e médias empresas.

De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba –FIEP a Paraíba concentra atualmente aproximadamente 3.500 indústrias formalizadas, sendo grande parte composta por micro, pequenos e médios empresários e apenas 80 já fazem parte do comércio exterior,ou seja são exportadoras.

Ainda pelas informações divulgadas no ano de 2007 a Paraíba foi responsável por US$ 236.143 (milhões de dólares)em exportações, o que representou um aumento de 12,78% em relação ao ano anterior. Os setores de calçados e têxtil são os principais exportadores tendo como destino os Estados Unidos e a União Européia,além do Mercosul.

Com esse Encontro os empresários terão oportunidade de obter informações sobre a política e os instrumentos de apoio ao mercado internacional bem como a melhor forma de superar as barreiras técnicas e comerciais,usando os mecanismos de financiamento e o estimulo ao comercio internacional.

Na oportunidade além das palestras ministradas por especialistas os participantes vão conhecer cases de sucesso e contarão ainda com a apresentação de produtos exportados pela Paraíba.

A Palestra” Por que Internacionalizar Minha Empresa?” Será o tema de abertura do Encontro que pretende reunir empresários, instituições,órgãos governamentais, consultores, estudantes e profissionais que se interessem pelo tema.

O encontro está sendo organizado pela Fiep, Centro Internacional de negócios da Paraíba e Sebrae, contando com apoio do Banco do Nordeste, BNDES,Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal,Correios e Governo do Estado.

Com informações do Governo do Estado