17 de setembro de 2012

FAEPA/SENAR-PB promove Seminário sobre Manejo Florestal



O Sistema FAEPA/SENAR-PB realiza, no período de 17 a 21 de setembro, visando incentivar a produção agropecuária sustentável e preservação do meio ambiente na Paraíba, a Semana da Sustentabilidade. O evento engloba diferentes ações voltadas aos temas meio ambiente, produtividade e educação ambiental.

No dia 19/09, com o objetivo de discutir e apresentar o manejo florestal como alternativa econômica e de melhoria na produtividade de forma sustentável para o setor agropecuário do estado, o Sistema FAEPA/SENAR-PB realiza o “Seminário sobre Manejo Florestal Sustentável na Propriedade Rural”. O evento acontece na sede da instituição, a partir das 08h e as inscrições são gratuitas. A programação do Seminário inclui palestras e a apresentação de casos de sucesso e projetos que já estão acontecendo na Paraíba.

Na parte da manhã, o chefe da Unidade Regional Nordeste do Serviço Florestal Brasileiro, Newton Duque Barcellos, falará sobre a importância da legalização da propriedade para valorização do produto e segurança na produção e comercialização; o professor e consultor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Lúcio Coutinho de Araújo apresentará um panorama sobre o mercado de lenhosos no estado, além de orientações para elaboração de projetos de manejo florestal e o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Campello, falará sobre o manejo florestal como instrumento de combate à desertificação e matriz energética.

Além disso, os participantes conhecerão dois casos de sucesso da utilização do manejo florestal na Paraíba: a cerâmica que utiliza somente madeira legalizada de áreas criadas por ela utilizando o manejo florestal e o caso da empresa que já possui 2.800 hectares em processo de manejo e que desenvolveu um sistema de queima em forno de metal que proporciona um rendimento bem superior ao processo normal em que são utilizados fornos de alvenaria.

Na parte da tarde, o técnico da Embrapa Semiárido e coordenador regional do projeto Biomas – Caatinga, Lúcio Alberto Pereira, apresentará as ações e resultados do Projeto Biomas, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) junto com a Embrapa. Também serão abordados assuntos relacionados a crédito rural para apoio a programas como Agricultura de Baixo Carbono (ABC), FNE Rural e Pronaf. Para apresentar as linhas de crédito ao produtor rural foram convidados o representante da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo e o gerente executivo do Pronaf, Crédito Fundiário e Mini e Pequenos Produtores Rurais do BNB na Paraíba, Sílvio Marcos de Carvalho.

A Semana de Desenvolvimento Sustentável faz parte do Programa Campo Sustentável (PROCAMPOS) lançado pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB em 2011.

Manejo Florestal – É a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando o ecossistema da propriedade, considerando a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza florestal. Pode ser aplicado por todos os produtores rurais que tenham interesse em incrementar e diversificar sua produção e renda.

Do manejo florestal sustentável podem resultar bens madeireiros (lenha, estacas, madeira para serraria, etc.) e não madeireiros (forragem, frutos, sementes, resinas, óleo, etc.), com os seguintes resultados ambientais: conservação de solo e água; manutenção da biodiversidade e captura de carbono.

O manejo florestal está previsto na legislação ambiental em vigor, especialmente nos artigos 19, 20 e 21 da lei 4771/1965 (código florestal).

Confira a programação completa do dia 19/09:

08h00 – Recepção dos participantes e entrega de material
08h30 – Abertura
                Mário Antonio Pereira Borba Presidente FAEPA/SENAR
                Antônio Carlos Hummel (Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro/MMA)
09h00 – Palestra
                O Manejo Florestal como Atividade Econômica Legalizada em Propriedades Rurais
                Newton Duque Estrada Barcellos (Chefe da Unidade Regional Nordeste do Serviço Florestal Brasileiro)
09h40 – Palestra
                O mercado e o consumo de lenhosos na Paraíba
                Lucio V. Coutinho de Araújo (Professor e consultor – UFCG)
10h30 – Caso de Sucesso
                Apresentação do projeto de manejo florestal na PB – Cerâmica de Santa Luzia
11h15 – Palestra
                O Manejo florestal como instrumento de Combate à desertificação e sua interface com a matriz energética e o desenvolvimento regional
                Francisco Campello (Diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio ambiente – MMA)
12h00 – Caso de Sucesso
                Apresentação do projeto de manejo florestal na PB – Carbonbraz (Emas)
12h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Palestra
                Apresentação do Projeto Bioma (CNA e Embrapa)
                Lucio Alberto Pereira (Técnico da Embrapa Semiárido e coordenador regional do Projeto Bioma – Caatinga)
14h40 – Palestra
                Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono: linhas de crédito ao produtor rural
                Wilson Vaz de Araújo (Secretaria de Política Agrícola/MAPA)
15h45 – Palestra
                 Linhas de crédito rural na Paraíba: Pronaf e FNE Rural
                 Sílvio Marcos L. de Carvalho (Superintendência do BNB/PB)
16h30 – Debate e encaminhamentos – Mesa Redonda
                Antônio Carlos Hummel e Newton Duque Estrada Barcellos
18h00 – Encerramento

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475