8 de maio de 2018

Federação regulariza sindicatos rurais para melhorar atendimento ao produtor da Paraíba


Marina Cabral

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) vai regularizar 8 sindicatos nas regiões da Borborema, Agreste e Sertão paraibanos. As eleições ocorrerão entre os dias 9 a 14 de maio. Essa é mais uma das ações que a federação faz para promover e ajudar o produtor rural.

Os produtores escolherão presidente, vice, dois secretários, um tesoureiro e suplente e 6 conselheiros ficais. Todo processo eleitoral é feito pela federação que prepara, encomenda, protocola no ministério do trabalho e orienta, com relação ao vencimento, as eleições sindicais. Para isso, o mandato das diretorias precisa ser vigente, caso contrário convoca-se uma junta administrativa, com mandato de 180 dias, para uma nova eleição.

Em conjunto com o sindicato, atua o SENAR com o Programa Sindicato Forte, que tem como capacita os sindicatos rurais para que operem como agências prestadoras de serviços, oferecendo ferramentas que viabilizem ações estratégicas de gestão, práticas administrativas e mecanismos de controle. O cliente preferencial dessa iniciativa é, sem dúvida, o produtor rural.

“Qualquer sindicato para que queira atuar, precisa estar legalizado para fins de mandato. Um sindicato significa o produtor terá seus direitos e benefícios consolidados através de parcerias, mobilizações do SENAR, ajuda na aposentadoria rural, emissão de declarações, ITR, CCIR, entre tantas outras vantagens”, explica a gestora do programa Sindicato Forte, Tatiana Gomes.

Veja as datas das próximas eleições:

Juazeirinho Borborema 09/mai
Queimadas Borborema 10/mai
Boqueirão Borborema 10/mai
Areia Agreste 12/mai
Cajazeiras Sertão 12/mai
Itapogranga Sertão 12/mai
Uiraúna Sertão 12/mai
Olivedos Agreste 14/mai

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 8 de maio de 2018