24 de fevereiro de 2016

Governo dos EUA promove debate sobre agricultura



Quais os impactos que as tecnologias trazem para a agricultura? Quais as perspectivas do setor agrícola em 2016? Duas questões importantes que influenciam não só a economia mundial, mas também aspectos sociais e políticos dos países mundo afora. O debate “Tecnologia e Tradição” na agricultura é destaque da 92ª edição do Agricultural Outlook Forum 2016, evento realizado, entre hoje e amanhã, 24/02 e 25/02, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na cidade de Arlington, no estado da Virgínia.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa dos debates, com especial atenção nas maneiras inovadoras de ampliação de ofertas de novas e melhores condições para as famílias de agricultores da América.

Segundo o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, que acompanha as plenárias, com o assessor técnico da Superintendência de Relações Internacionais da Confederação, Pedro Henriques Pereira, o Fórum é importante para se obter informações em níveis globais sobre a agricultura, além de previsões de mercado. “Esses dados servem como plataforma para facilitar o diálogo a respeito das principais questões e tópicos dentro da comunidade agrícola”, observa.

Um dos temas do Fórum trata da realidade rural norte-americana, onde há êxodo da população, pobreza, além de menor nível de escolaridade comparada à área urbana. Em 2014, segundo a empresa Modern Farm, havia pouco mais de 46 milhões de pessoas em áreas rurais no país, aproximadamente 15% da população. Entre os anos de 2010 e 2014, a chamada “América Rural” (engloba todos os estados que possuem agricultores) diminuiu em uma taxa de 116 mil pessoas que deixaram o campo. Embora o número pareça pouco expressivo, ele é significativo para os americanos, considerando ser a primeira vez, desde 1950, que ocorre um declínio neste nível. Enquanto isso, a população urbana continua a crescer a uma taxa de mais de 2 milhões de pessoas por ano.

Conforme explica o estudo da Moderm Farm, as demandas de trabalho da agricultura atual são relativamente limitadas. Com menores oportunidades de empregos, muitos jovens são motivados a buscar alternativas fora do espaço rural, afirma o economista americano Lorin Kusmin, autor do relatório. "Isto é particularmente verdadeiro para os jovens com uma educação universitária, que são susceptíveis de encontrar um emprego mais bem pago em áreas urbanas".

Maior reunião anual do USDA, o Agricultural Outlook Forum ocorre desde 1923. Em 2015, mais de 1.600 pessoas participaram do evento. Um dos painéis desta edição, com participações do secretário e vice-secretário de agricultura americano, Tom Vilsack e Krysta Harden, vai debater a criação de liderança para as gerações presentes e futuras na transformação da agricultura.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109 1419

www.canaldoprodutor.com.br

https://twitter.com/canaldoprodutor

https://www.facebook.com/canaldoprodutor