27 de agosto de 2010

Mel é tema de Reunião na Paraíba Agronegócios 2010



Fórum Paraibano de Apicultura e Meliponicultura discute parcerias com instituições

Dentro da programação da Exposição Paraíba Agronegócios 2010, o Sistema FAEPA/SENAR-PB participou, no dia 24 de agosto, da Reunião do Fórum de Apicultura e Meliponicultura da Paraíba no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo. O evento discutiu com 27 instituições parceiras, temáticas relacionadas a cultura do mel na Paraíba.

De acordo com Ubiratan Escarião, coordenador estadual do Fórum de Apicultura, o evento discute possíveis políticas a serem implantadas com órgãos parceiros do Fórum. “Observamos o crescimento da cultura do mel no estado da Paraíba e o nosso objetivo é promover o desenvolvimento da apicultura e centralizar questões que envolvam essa cultura, apoiando o pequeno produtor”, disse Ubiratan.

Para o assessor do presidente do Conselho Deliberativo do SENAR-PB, Domingos de Lélis, a reunião foi uma forma de divulgar o Projeto Viva Mangue Vivo, que desenvolve a cultura do mel. “Através do Fórum pudemos mostrar a importância de realizar parcerias com outros órgãos, como, por exemplo, a nossa parceria com a Secretaria do Patrimônio da União. Além disso, almejamos que o Fórum de Apicultura e Meliponicultura adote o Programa como forma de desenvolvimento do mel na Paraíba”, concluiu Lélis.

O Sistema FAEPA/SENAR-PB, que já é parceiro do Fórum na exploração da Própolis Vermelha, mantém o apoio por meio dos cursos e treinamentos oferecidos aos produtores de mel.

Além do Sistema FAEPA/SENAR-PB participaram do evento instituições como o Sebrae-PB, Banco do Brasil, Empasa, Ibama, Conab, Instituto de Terras, Emepa, Sudema, Emater e outros órgãos ligados ao setor.

Projeto Viva Mangue Vivo

O Projeto Viva Mangue Vivo, executado desde maio de 2009, visa o desenvolvimento da apicultura para a produção de mel e própolis vermelha no litoral da Paraíba e já capacitou aproximadamente 370 pessoas, nas áreas de Caaporã, Marcação, Baía da Traição, Rio Tinto e Mataraca. O SENAR-PB é um dos importantes parceiros do projeto, dando apoio integral no desenvolvimento das ações de mobilização e de capacitação dos apicultores.

O Viva Mangue Vivo, fruto de uma parceria realizada entre a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba – FAEPA e o SEBRAE-PB, conta também com a participação do Apiário Edimel, da COOPVALE e da Paraíba Mel, cujas instituições estão contribuindo de forma bastante efetiva para que a atividade apícola se transforme em mais uma oportunidade de negócios na região do litoral paraibano.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA-SENAR
(83) 3048 6078 / 9988 6475