11 de novembro de 2008

MTur seleciona projetos econômicos solidários de turismo



O MTur, em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia), lança chamada pública para a seleção de projetos de incubação de empreendimentos econômicos solidários na cadeia produtiva do turismo.

As propostas devem contemplar uma das 26 regiões turísticas indicadas no edital e selecionadas entre os 65 destinos priorizados pelo Plano Nacional de Turismo 2007-2010.

Cada proposta poderá apresentar um valor igual ou superior a R$ 500 mil. Seis projetos devem receber apoio, totalizando R$ 3 milhões. O prazo de entrega termina no dia 1º de dezembro. O resultado deve ser divulgado no dia 28 de janeiro de 2009.

Podem participar do processo seletivo instituições sem fins lucrativos, entidades da administração pública direta e indireta dos estados, municípios, do Distrito Federal ou de ICT (Instituição Científica e Tecnológica).

As propostas serão avaliadas por um comitê coordenado por técnicos do MTur e da Finep. Os critérios abrangem a relevância estratégica para a geração de emprego e renda e para a disseminação de conhecimentos e metodologias de incubação, bem como a contribuição do projeto para o desenvolvimento local.

A chamada pública visa fomentar a geração de trabalho e renda e a difusão de metodologias de incubação. Além disso, busca promover a articulação de políticas públicas de turismo e de promoção do desenvolvimento local e regional, bem como a inclusão social.

Os EES (Empreendimentos Econômicos Solidários) estão entre atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão e cooperação. Nesses empreendimentos, os resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos trabalhadores, responsáveis pela gestão das ações. Entre eles estão associações, cooperativas, grupos de produção e clubes de trocas.

Fonte: Jornal de Turismo