21 de junho de 2018

Projeto Campo Futuro analisa custos da produção de cana-de-açúcar na PB


Jocelio Oliveira

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou nesta quarta-feira (20) o levantamento dos custos de produção da cana-de-açúcar na Paraíba. A iniciativa faz parte do projeto Campo Futuro e conta com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e também da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).

Segundo o técnico da Pecege/Esalq, João Marcos Moraes, a partir do painel realizado em João Pessoa, foi possível identificar previamente que houve uma elevação nos custos, mas que as condições climáticas da região contribuíram, por outro lado, para o aumento da produtividade da safra 17/18 em relação à anterior.

Os valores definitivos ainda serão calcados a partir da análise de planilhas e valores fornecidos pelos produtores paraibanos. O projeto leva em conta os custos de um “produtor modal”, que mais se aproxime da realidade média da região estudada.

O objetivo é reunir informações estratégias sobre as características predominantes de produção de cada município para auxiliar os produtores na tomada de decisões e no gerenciamento dos custos com a atividade.

Para o diretor técnico da Asplan, Francisco Siqueira, a iniciativa da CNA ajuda no planejamento dos plantadores de cana. “O projeto Campo Futuro nos ajuda na preparação para atravessar as safras seguintes sejam elas boas ou ruins”, resumiu.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 21 de junho de 2018