5 de abril de 2013

Seminário para discutir necessidade de conservação do Solo



A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizam, no próximo dia 16 de abril, em Brasília, o Seminário sobre o Dia de Conservação do Solo, comemorado no Brasil no dia 15 de abril. Durante o evento, especialistas discutirão uma série de questões relacionadas à conservação do solo, incluindo as técnicas do plantio direto.

A visão do produtor sobre essas técnicas será apresentada por Ricardo Merola, da Fazenda Santa Fé e Santa Helena, de Goiás. O palestrante Dirceu Gassen, da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), apresentará dados sobre Plantio Direto: evolução, conquistas e demandas para a conservação do solo. A integração lavoura-pecuária-silvicultura será tema da palestra de Sérgio José Alves, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

O Sistema de Avaliação da Sustentabilidade na Propriedade Rural será apresentado pelo pesquisador José Mário Lobo Ferreira, da Empresa Brasileira Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Waldyr Stumpf Junior, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentará dados sobre a Validação do Índice de Qualidade do Plantio Direto – A Experiência do Paraná.

Para a CNA, a conservação do solo é essencial para viabilizar a manutenção e a melhoria da capacidade produtiva, garantindo a ampliação da produção de alimentos sem comprometer a preservação do meio ambiente. O seminário será realizado entre 8h30 e 15h45, na sede da CNA (SGAN, quadra 601, módulo K, Edifício Antonio Ernesto de Salvo, Brasília).Inscreva-se: http://canaldoprodutor.com.br/seminario-solos

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA