20 de setembro de 2011

Setor agropecuário da PB de mãos dadas com o meio ambiente



Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da atividade agropecuária com sustentabilidade ambiental, social e econômica, o Sistema FAEPA/SENAR-PB promove nesta quarta-feira (21/09), o lançamento do Programa Campo Sustentável (PROCAMPOS).

O Programa Campo Sustentável propõe o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e preservação do meio ambiente e engloba ações de conscientização como palestras educativas, treinamentos, cursos e ações práticas como plantio e distribuição de mudas e apoio a programas e projetos do setor rural voltados a preservação do meio ambiente, entre outras.
A programação do evento de lançamento inclui a distribuição gratuita de mudas de árvores de espécies nativas e o Seminário de Responsabilidade Socioambiental do Produtor Rural.

A distribuição de mudas e folhetos de conscientização ambiental, que acontece em comemoração ao Dia da Árvore em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, será realizada no período da manhã, no anel interno da Lagoa. Serão distribuídas mudas de diferentes espécies, entre elas, Ipê roxo e amarelo e Pau Brasil. Os interessados em adquirir suas mudas devem passar no local a partir das 08h30.

Já o Seminário de Responsabilidade Socioambiental do Produtor Rural acontece no auditório do Sistema FAEPA/SENAR-PB, a partir das 14h. Durante o evento, além das palestras, as principais instituições do setor rural irão firmar um pacto pelo meio ambiente que servirá como guia para o planejamento das próximas ações de responsabilidade socioambiental de cada uma delas.

“O Sistema FAEPA/SENAR-PB vem desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, diversas ações voltadas à preservação do meio ambiente e o PROCAMPOS surgiu da necessidade de reunir estas ações para melhor planejamento e acompanhamento dos resultados”, afirmou o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba. “Nosso objetivo é tornar a ação comemorativa do Dia da Árvore permanente e a cada ano, distribuir um número maior de mudas, ajudando a construir um futuro mais verde”, completou.

Programação

EVENTO DE LANÇAMENTO: DIA DA ÁRVORE – 21/09/2011

MANHÃ

8:30 h – Parque Sólon de Lucena – Anel interno da Lagoa
Ação Pública – Distribuição de mudas e folhetos de conscientização ambiental

TARDE

Seminário Responsabilidade Socioambiental do Produtor Rural
Local
: Sistema FAEPA/SENAR-PB – Jaguaribe

14:00 h – Abertura
14:15 h – Momento SENAR – Lançamento do PROCAMPOS
14:30 h –  Apresentações dos parceiros
15:00 h – Lançamento do Vídeo Projeto Viva o Mangue Vivo
15:15 h – Palestra 1 – O Projeto Viva o Mangue Vivo
               Domingos de Lélis – Eng. Agrônomo e Assessor FAEPA/SENAR-PB
15:45 h – Palestra 2 – A Responsabilidade Sócio Ambiental do Produtor Rural
               Giuseppe Cavalcanti de Vasconcelos – Coordenador do Programa de Pós Graduação e Diretor do Bacharelado de 
               Engenharia Ambiental da UNPBFPB 
16:30 h – Debate e assinatura do Termo de Alinhamento de Conduta
17:00 h – Encerramento

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6745