21 de dezembro de 2021

Setor produtivo lança diretrizes estratégicas da cadeia da cachaça até 2025


Jocelio Oliveira

Brasília (20/12/2021) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou, na última sexta (17), as diretrizes estratégicas da cadeia produtiva da cachaça até 2025. O documento foi apresentado em live realizada com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A nova agenda foi construída pelos integrantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, dentre eles produtores e entidades do setor, e traz orientações para garantir o ordenamento, a organização, a sistematização das ações, projetos e programas para que o setor se desenvolva nos próximos anos.

“Essas diretrizes trazem um direcionamento de ações, viabilizando o desenvolvimento e agregação de valor da cadeia de forma responsável e economicamente viável, pensando nos pequenos, médios e grandes produtores”, afirmou a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee.

Durante o lançamento, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Bastos, destacou que apesar de a cachaça ser produzida de Norte a Sul do país, o setor enfrenta dificuldades relacionadas à carga tributária, falta de informações na ponta e a pulverização de órgãos para registros e certidões.

“Precisamos valorizar a cachaça como bebida genuinamente brasileira.  E isso passa pela profissionalização do setor e pelo estabelecimento das diretrizes estratégicas. É necessário que os integrantes da Câmara participem do processo para que possamos desenvolver políticas para esse setor que emprega, gera divisas, traz prêmios para o país, inova e cria novas profissões”, disse.

Segundo a presidente da Câmara Setorial da Cachaça, Alexsandra Machado, o processo de construção das diretrizes estratégicas iniciou no primeiro semestre. “Foi um ano de muito trabalho para o setor. As diretrizes foram criadas para os produtores, associações, para o setor produtivo”.

Dentre as diretrizes apresentadas estão: seguir os padrões de identidade e qualidade, elaborar e operacionalizar um programa único de promoção e comunicação, desenvolver inteligência competitiva da cachaça, combater o consumo irresponsável e atuar junto ao governo para revisar a carga tributária do destilado.

Assista a live de lançamento das Diretrizes estratégicas da Cadeia Produtiva da Cachaça:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Publicado em: 21 de dezembro de 2021