23 de agosto de 2018

Sistema CNA cria comitê para mapear ecossistemas de inovação


Jocelio Oliveira

Brasília-DF (23/08/18) – O Sistema CNA/SENAR/ICNA criou um comitê de mapeamento de ecossistemas de inovação para identificar em 10 estados brasileiros as agritechs, startups direcionadas a solucionar questões do agronegócio via inovação.

Em reunião com o Sebrae Bahia, na quarta (22), o presidente da CNA, João Martins, afirmou que a intenção é transformar o setor a partir de ideias inovadoras provenientes das startups do agro.

“A CNA está mergulhando nisso porque nosso segmento está cada dia mais buscando novas tecnologias. Estamos vendo pessoas que querem crescer, mas não tem condições e investidores que gostariam de colocar dinheiro no setor agropecuário. Esse é o bolo e vamos ter de misturar os ingredientes”, disse.

Um ecossistema de inovação é um conjunto de agentes que participam do processo de criação de uma startup, colaborando, criando e desenvolvendo tecnologias, como produtores rurais, empreendedores, universidades, incubadoras e empresas do setor.

“São uma fonte significativa de geração de valor agregado e riqueza na economia”, afirma Rogério Avellar, assessor técnico da CNA.

O comitê terá a participação da CNA, Senar e Instituto CNA. O grupo vai desenvolver um plano de ação para mapear os ecossistemas e definir os níveis de maturidade das agritechs, primeira etapa do projeto, que será realizada com base em um modelo finlandês de criação de negócios e desenvolvimento de ecossistemas de inovação.

A segunda etapa será a intervenção nesses ecossistemas. A ideia é iniciar os trabalhos ainda no segundo semestre deste ano.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor 

Publicado em: 23 de agosto de 2018