17 de setembro de 2008
Expapi apresenta oportunidades de negócios para o produtor
A 46ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi), que acontece em Campina Grande de 17 a 21 reúne diversas instituições do setor agropecuário que proporcionarão aos visitantes oportunidade de conhecer projetos e realizar negócios.
Realizado pela Sociedade Rural da Paraíba, o evento mantém parcerias com o Governo do Estado, a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos, o Sebrae, o Senar, a Faepa, o Sindileite e a ABCSindi.
Para estimular economia local, evento reúne novidades na criação de cabras e bodes. Haverá também o 2º Torneio Leiteiro Caprino, que deverá arrecadar mais de dois mil litros em seis ordenhas.
No estande do Senar o produtor rural poderá conhecer os cursos e projetos desenvolvidos pela entidade que visam a capacitação para a melhoria da produção, como o Empreendedor Rural que esta se expandindo para 10 municípios, entre outros.
O Sebrae apresentará ao público dez projetos em desenvolvimento no Estado. Entre eles, o do algodão colorido, da fruticultura e da caprinocultura. Todos são voltados para a sustentabilidade da agricultura familiar.
A caprinocultura será o eixo de mais uma rodada do agronegócio. As três unidades móveis da caprinocultura estarão à disposição do evento.
Com leilões e exposições, a Expapi vai mostrar, ainda, a Exposição Nacional do Ovino Santa Inês, um dos destaques do evento por causa da quantidade de animais que recebe anualmente. Serão realizadas também a II Exposição Nordestina do Zebu Leiteiro, a Exposição dos Derivados do Leite (Expoláctea), a Feira de Tourino Puros de Origem do Pró-Genética e a III Exposição Ranqueada do Cavalo Pônei.
Uma das áreas mais visitadas da Expapi deverá ser a Exposição Ranqueada do Cavalo Pônei da Paraíba. A terceira edição será realizada de 16 a 23 de setembro, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pônei. Cerca de 150 animais de criadores de todo o Brasil estarão nesta exposição, de acordo com o coordenador do evento, Felipe Adelino. O julgamento da raça pônei será realizado no dia 21 a 23. Para Felipe, o pônei atrai muito, tanto as crianças quanto aos adultos. “O animal tem um porte diminuto e isso desperta ternura, fazendo o animal ser de estimação”, explicou Felipe, que disse haver provas, competições e negociações do animal na Expapi.
Da redação com informações do MDA