9 de outubro de 2013
Publicada portaria que libera balcão de milho no NE
Foi publicada na manhã desta quarta (09), no Diário Oficial da União, a portaria interministerial nº 985 que autoriza a venda de milho subsidiado em todo o Nordeste. O balcão de milho estava suspenso desde o dia 30 de setembro, quando a última portaria válida havia vencido e não teve o pedido de prorrogação atendido. “O pedido de prorrogação da portaria de venda vinha sendo repetido incansáveis vezes desde junho, aos Ministérios da Agricultura, da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário e da Integração, à Casa Civil da Presidência e à própria presidente Dilma, mas devido à burocracia que existe não foi julgado a tempo”, explica Paulo Eduardo, da Conab-PB.
O balcão permite que o milho seja vendido aos pequenos produtores ao preço de R$ 18,10 a saca de 60 quilos, mas sem a portaria a Conab estava impedida de comercializar, e os criadores não tinham condições de comprar o milho que a preço de mercado alcança a marca de até RR 50,00 ou mais.
Com a prorrogação, a venda subsidiada do grão será possível até o dia 28 de fevereiro. “Os produtores rurais terão tranquilidade até essa nova data, isso ameniza um pouco a crise que essa grande seca nos trouxe”, finaliza ele.
Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9928 0819