A Faepa

História da federação da agricultura e pecuária da paraíba

O espírito associativista que sempre existiu na Paraíba, contribuiu para o surgimento da Sociedade de Agricultura do Estado que teve marcante atuação no período de 1919 a 1945. Posteriormente, em virtude da Lei Nº 8.127/45, foram criadas nos diferentes municípios paraibanos, as Associações Rurais, agregadas em nível estadual em torno da Federação das Associações Rurais do Estado da Paraíba-FAREPA. A partir da década de sessenta, a FAREPA passou a denominar-se FAEPA- Federação de Agricultura do Estado da Paraíba e recentemente transformou-se em Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba.

O Sistema FAEPA/SENAR é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional da Paraíba e integra o Sistema CNA, que se constitui da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, 27 Federações Estaduais de Agricultura, 2.400 Sindicatos Rurais, com mais de 1.000.000 de associados espontâneos em todo país.

FAEPA Hoje

Com sede em João Pessoa, a FAEPA é uma entidade sindical de grau superior, com jurisdição em todo o Estado da Paraíba, que trabalha pelo produtor rural, na representação e defesa permanente de seus direitos. Congrega lideranças e produtores rurais para promover o desenvolvimento do setor agropecuário da Paraíba.

O Sistema FAEPA/SENAR têm buscando o aperfeiçoamento de suas ações, modernizando e adequando às novas realidades do contexto tecnológico do país. Têm também trabalhado incansavelmente na elaboração parcerias com entidades públicas e privadas, universidades e instituições de pesquisa visando fomentar e viabilizar a execução de projetos que promovam a melhora da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo produtor rural.

O Sistema Faepa/Senar-PB acredita que é preciso proporcionar ao homem do campo o o acesso as novas e modernas técnicas de trabalho, buscando inseri-lo num mercado altamente competitivo e globalizado. A despeito de todas as interferências, climáticas e políticas, que tem prejudicado a agropecuária da Paraíba, é preciso continuar lutando e avançando, até que toda sociedade, autoridades do poderes executivo e legislativo acreditem e valorizem o setor agropecuário.

Contando com cerca de 50 Sindicatos Rurais espalhados por todo Estado, e aproximadamente 20 mil produtores rurais cadastrados, a Faepa é hoje uma instituição respeitada em todos os setores da economia estadual e nas diferentes organizações, sejam públicas ou privadas, fazendo parte de conselhos municipais e estaduais de relevância social e econômico.

A Paraíba tem hoje mais 113 mil imóveis rurais, ocupando uma área de aproximadamente 4 milhões de hectares. Segundo dados do Incra, 90.756 propriedades são da categoria de minifúndio, ou seja, menor que um módulo fiscal (MF). As pequenas somam 15.575 (01 a 04MF), as médias 3.889 (04 a 15 MF) e apenas 985 são grandes propriedades (acima de 15 MF).

Presidente: Mário Antônio Pereira Borba

1° Diretor Vice-Presidente: Vanildo Pereira da Silva

2° Diretor Vice-Presidente: João de Deus Rodrigues

 

Diretor Secretário: Alberto Vieira de Atayde

Diretor Secretário Adjunto: Sérgio Ricardo Gouveia Martins

 

Diretor Financeiro: Carlos Alberto Patrício da Silva

Diretor Financeiro Adjunto: Damiana Daniel dos Santos

 

Diretores vogais:

Ubiratan Ramos de Queiroz

Hélio Elói de Galiza

Melquíades Pedro de Souza Neto

Rubens Fernandes da Costa

 

Conselho Fiscal:

Efetivo

José Felix da Silva Neto

Nelson Ferreira de Figueiredo

Ricardo Amâncio de Lima

 

Suplente

João Mendes Pedrosa

Ornaldino Rodrigues dos Santos

Clementino Teotônio dos Santos

 

Delegado representante junto a CNA

Efetivo: Mário Antônio Pereira Borba

Suplente: João de Deus Rodrigues