Agropecuária na Paraíba
A produção de caprinos e ovinos desempenha um papel significativo na economia e na sustentabilidade agrícola do estado da Paraíba. Destacando-se na produção de leite, onde ocupa o primeiro lugar no ranking nacional. Aproximadamente 70% do total de leite produzido, cerca de 4 milhões de litros, foram comercializados no último ano, representando por muitas vezes a principal fonte de renda para as famílias rurais paraibanas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento econômico local.
A apicultura vem se firmando como uma atividade econômica de destaque no Semiárido brasileiro. O Estado da Paraíba se insere neste contexto, em especial no Sertão e no Agreste Paraibano, com destaque para as cidades de Catolé do Rocha, Triunfo e Salgado de São Félix que juntas produziram mais de 100 toneladas de mel em 2021 (PPM IBGE). Com uso de novas tecnologias e mudança no manejo, há uma tendência de aumento nessa produção, contribuindo na melhoria da renda familiar de forma sustentável e ecológica.
A bovinocultura é uma atividade econômica relevante no nosso estado, seja na produção de carne, leite ou seus derivados, o que contribui para a geração de empregos ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a criação e manejo, até o processamento e distribuição dos produtos finais. No nosso estado a região do sertão vem se fortalecendo cada vez mais na produção de leite, ocasionando uma atração de para novas indústrias na região, resultando em novos empregos, direto e indiretos, e garantindo o escoamento da produção, incentivando cada vez mais o fortalecimento da cadeia produtiva.
A cana-de-açúcar desempenha um papel significativo na economia do estado da Paraíba, sendo a cultura agrícola com maior valor de produção e em geração de empregos, desde o cultivo ao beneficiamento. A importância da cana-de-açúcar no estado está associada principalmente à produção de açúcar e etanol, mais localizada na região do Litoral, assim como a produção de cachaça na região do Brejo.
A cultura do abacaxi desempenha um papel de destaque no estado da Paraíba, solidificando-se como a segunda atividade de maior valor de produção, o estado ocupa uma posição de destaque como o segundo maior produtor nacional. A produção concentra-se nas regiões do agreste e litoral, contribuindo para a geração de empregos, dinamização da economia local e fornecimento de uma fonte significativa de renda para produtores da região. O cultivo do abacaxi não apenas impulsiona a economia, mas também enriquece a diversidade agrícola da Paraíba, enfatizando a relevância dessa cultura para o estado e sua posição no panorama agrícola do Brasil.
A produção de banana é uma atividade de grande importância socioeconômica no estado da Paraíba, sendo a terceira em valor de produção agrícola, sua produção se dá principalmente por pequenos produtores da região do Brejo, mas também há produção no Sertão e Litoral, gerando oportunidades e renda, além de garantir a diversificação da produção e a fixação do homem no campo.