22 de setembro de 2008

Senar promove encontro sobre cultivo da palma



 

O Senar realizou nos dias 17 e18 de setembro no município de Patos, o Encontro Sobre Cultivo Intensivo de Palma. O encontro contou com a participação de 46 pessoas, entre agricultores e estudantes da região e teve apoio do Banco do Nordeste e do Sebrae.

 

Durante o evento foi apresentado um treinamento de como cultivar e produzir farelo de palma. A partir da experiência prática, mostrou-se desde a preparação do solo, passando pela fase de adubação, plantio e condução da palma até o ponto da produção do farelo.

 

A produção da palma em Patos é realizada no Campus da UFCG, que é conduzida por alunos do mestrado e graduação do curso de Medicina Veterinária. Este campo apresentou produtividade de 367toneladas por hectare em um ano e meio de cultivo.

 

Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Florentino assessor técnico do projeto Palmas para o Semi-árido a expectativa dos produtores em relação a produtividade da palma em Patos era menor do que o apresentado. O resultado da produtividade da região surpreendeu e superou as expectativas em termo de produtividade, isso impulsiona a produção da planta entre os produtores, afirmou Paulo.

 

O público participante do encontro demonstrou interesse em implantar a palma em suas propriedades. Um produtor do município de Parelhas-RN já pretende introduzir a cultura da palma na sua região.

 

 

Agenda da semana do projeto Palmas para o Semi-Árido

 

Dando continuidade ao Projeto Palmas para o Semi-Árido, o Senar reforça a assistência técnica aos campos de palma em quatro municípios nesta semana.

 

No dia 23 o assessor técnico do projeto, Paulo Florentino, dará assistência técnica aos produtores de Alagoa Grande e em seguida terá reunião em Santa Rosa, onde irá acompanhar a UTD instalada no município. No dia 24 será a vez dos produtores do Logradouro e Campo de Santana receberem assistência técnica.

 

Assessoria de Imprensa Senar/Faepa