24 de novembro de 2008

Paraíba será beneficiada com implementos agrícolas



   Nesta segunda-feira (24), a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, em parceria com o Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri Oriental, fará entrega de implementos agrícolas destinado ao suporte forrageiro da região. Financiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Projeto de Forragem irá contemplar 26 municípios paraibanos ainda neste ano (abaixo relacionados).

            De acordo com o prefeito da cidade de Serra Branca, Luíz José (Zizo), esta é mais uma parceria entre a prefeitura e o MDA, que objetiva a consolidação do plano de ações integradas, sendo um importante passo para garantir a segurança animal em tempos de seca, viabilizando a produção da ração, bem como a armazenação do produto, relata.

            Como forma de promover a segurança alimentar para produção animal na região do Cariri, o Ministério do Desenvolvimento Agrário estará fazendo a entrega de equipamentos e implantação de UD’s de forragem do Projeto de Forragem.

            O convênio firmado entre prefeitura de Serra Branca e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, faz parte do Projeto de Forragem, que tem sido discutido pelo Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri na Paraíba, tendo como discurso central, o processo de execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento territorial, informa Antônio Junio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT).

            Para os agricultores, estes equipamentos são instrumentos de muita utilidade, uma vez que com a falta de chuva, a pastagem fica comprometida, diminuindo a produção de leite, entre outros derivados provindo das atividades agropecuárias.

            Segundo o Delegado Federal do MDA, Marenilson Batista, esta iniciativa busca implementar novas tecnologias nas áreas deste território como forma de garantir o suporte forrageiro para os animais, principalmente nos períodos de estiagem, além de trazer aumento na produtividade para esta atividade, beneficiando assim as famílias de agricultores, afirma.

            Foram investidos 363 mil reais para aquisição de 26 máquinas de prensa hidráulica fardadeira e outras 26 máquinas ensiladeiras, beneficiando famílias de agricultores.

            Este Projeto contempla os 26 municípios pertencentes ao território do Cariri Oriental e Cariri Ocidental, os quais receberão  equipamentos agrícolas destinados para a prestação de suporte a pecuária da região, fortalecendo o potencial econômico local.

 

Relação dos municípios beneficiados:

 

01. Boqueirão

02. Zabelê

03. Soledade

04. São João do Tigre

05. São Sebastião do Umbuzeiro

06. Assunção

07. Amparo

08. Alcantil

09. Barra de Santana

10. Cabaceiras

11. Camalaú

12. Congo

13. Coxixola

14. Caturité

15. Gurjão

16. Livramento

17. Monteiro

18. Ouro Velho

19. Parari

20. Prata

21. Santo André

22. São joão do Cariri

23. São José dos Cordeiros

24. Sumé

25. Serra Branca

26. Taperoá