16 de janeiro de 2009

Emepa realiza mostra de tecnologia



De acordo com Miguel Barreiro, presidente da empresa, o evento é uma grande oportunidade para que a Emepa apresente a sociedade os conhecimentos tecnológicos tanto na agricultura quanto na pecuária, fruto dos esforços dos seus técnicos e pesquisadores.

Na programação deste ano o visitante vai encontrar na estação espaços destinados a gastronomia com produtos derivados de leite de cabra; cortes especiais de carne caprina; doces caseiros; produtos oriundos da Caatinga, à exemplo do mel de abelha e polpas de frutas.

No espaço dedicado à capacitação estão programadas duas palestras sobre a palma forrageira. No caso do enriquecimento da palma,  a pesquisadora Lúcia de Fátima irá apresentar uma novidade para ser usada na alimentação animal: a palma  enriquecida com fermento, cujo valor protéico chega até  26% .

Ainda com relação à palma forrageira, o pesquisador Edson Batista Lopes fará uma palestra sobre a nova variedade resistente à cochonilha do carmim.

Dois mini-cursos de culinária constam ainda da programação: a fabricação caseira do colorau e novidades na cozinha com a carne do caju.

A mostra de tecnologia vem acontecendo todos os anos nos meses de janeiro e fevereiro, época de férias e ocasião em que a cidade  se enche de turistas. Aproveitando o ensejo é que a Emepa abre as portas da estação, localizada na praia de jacarapé, litoral Sul, local preferido pelas pessoas que chegam de outras cidades para conhecer  João Pessoa.

A Estação experimental José Irineu Cabral trabalha na geração e melhoria das tecnologias em fruticultura e desenvolve  trabalhos de produção com o caju anão precoce, banco de germoplasma da mangaba, produção do abacaxi e avaliação agronômica da goiabeira.

Na área de biotecnologia, o laboratório de cultura de tecidos vem  realizando pesquisas com abacaxi, palma, mangaba e cajá, desenvolvendo sistemas de micropropagação com essas culturas, além de embriogênese somática e criopreservação.

Uma grande área da estação é destinada a produção de mudas frutíferas mas a mostra vai contar também com mudas de plantas medicinais e arbóreas ornamentais.

Outra novidade da VI Mostra de Tecnologia é o local  reservado para os equipamentos desenvolvidos na empresa para facilitar a vida do homem do campo como: máquina de tecer arame, fatiadeira de palma, debulhadeira de sementes, tudo planejado de forma simples e fácil manuseio.

Como forma de democratizar os conhecimentos gerados em outras estações da Emepa, como a Estação Pendência, berço da caprinovinocultura no país,  a empresa reservou  espaço na mostra para expor animais de elite do seu rebanho.

É o momento para se ver de perto os mestiços Dorper e caprinos da raça Bôer. Obter informações técnicas sobre sanidade animal, alimentação e  reprodução com técnicos e pesquisadores da empresa que vivem o dia-a-dia desses animais.

A VI Mostra de Tecnologia será inaugurada neste sábado, dia 17, às 08h00 e deve permanecer aberta ao público, das 08h00 às 13h00, até o dia 1º de fevereiro.