31 de agosto de 2009

CNA-SENAR firma parcerias na Paraíba



João Pessoa (28/08/09) – A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Presidente do Conselho Administrativo do SENAR Nacional, Senadora Kátia Abreu, realizou uma série de reuniões nesta sexta-feira, na capital da Paraíba. As visitas fazem parte do CNA em Campo. Em todos os compromissos, a Senadora defendeu o estabelecimento de um novo modelo agrícola, com mecanismos de sustentação de preços para o produtor e garantindo alimentos baratos para a população. No roteiro de reuniões, a presidente do Sistema CNA-SENAR destacou também a importância de que seja promovida uma atualização do Código Florestal brasileiro.

Em entrevista concedida ao Programa Bom Dia Paraíba, da TV Cabo Branco, Kátia Abreu ressaltou a importância de uma melhor conscientização pública para o crescimento do agronegócio. “É preciso uma atualização do Código Florestal e repensar as formas de crédito rural através de um novo modelo, além de promover a defesa e o planejamento da agropecuária do Brasil. Apesar de gerarmos um terço do Produto Interno Bruto, ainda somos criminalizados, e esse preconceito reflete no entrave do setor de agronegócio”, falou a senadora.

Ainda pela manhã na capital paraibana, Kátia Abreu participou de um café da manhã com o governador da Paraíba, José Targino Maranhão, acompanhada pelo presidente da Federação de Agricultura da Paraíba, Mário Borba, além das presenças dos presidentes das Federações de Agricultura de Pernambuco, Pio Guerra Junior; e do Maranhão, José Hilton Coelho de Sousa.

A presidente do CNA-SENAR também reuniu-se com o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto e o bispo da cidade de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha. “A nossa comitiva já passou por 14 estados e 25 cidades do país para abrir um diálogo sobre os problemas do campo, entre eles o trabalho escravo, invasões de terra e os assentamentos espalhados por todo país”, explicou Kátia Abreu.

Para D. Aldo, a iniciativa da presidente do CNA-SENAR vai ajudar na criação de lideranças que viabilizará maior segurança ao pequeno produtor rural. “A nossa meta é garantir a permanência do homem e a família do campo. Incentivos como esse proporcionam um mapeamento da realidade rural e vão ajudar na elaboração de ações direcionadas e mais eficazes”, falou o arcebispo.  

CNA em Campo – O programa CNA em Campo busca aproximar as entidades do Sistema CNA/SENAR da sociedade brasileira, representada por suas principais lideranças nos Estados, para mostrar o trabalho que realizam em favor da agropecuária e do País.

Na mesma ocasião foi lançado o programa SENAR em tempo de mudança que reuniu cerca de 600 produtores e trabalhadores rurais no centro de convenções do Hotel Garden, em Campina Grande, onde foram apresentados e discutidos os novos programas e estratégias de formação profissional, promoção social e iniciativas de proteção e defesa do meio ambiente.  

Janaína Macedo com Assessoria FAEPA-SENAR