31 de agosto de 2009

CNA-SENAR agrega produtores rurais na Paraíba



A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Presidente do Conselho Administrativo do SENAR-AC, senadora Kátia Abreu, apresentou o Programa CNA em Campo e SENAR em tempo de mudança para mais de 500 produtores rurais do Estado da Paraíba. O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (28/08) no Centro de Convenções do Garden Hotel, na cidade de Campina Grande. Kátia Abreu abordou o tema Atualização do Código Florestal e fez um balanço do atual sistema do agronegócio do Brasil.

Um dos pontos defendidos pela senadora é que os Estados devem ser os responsáveis por estabelecer as regras de preservação do meio ambiente em seus territórios, levando em consideração, desta forma, as características regionais. “Esta medida já está prevista no artigo 24 da Constituição Federal e nunca foi posto em prática. O Brasil é grande, extenso e diversificado não pode ser regido apenas por uma esfera”, disse a Kátia Abreu.

A senadora também apresentou o projeto do Observatório das Desproteções Sociais no Campo, uma espécie de termômetro social que mede a temperatura das políticas públicas para o campo. Nessa atividade, a CNA vai realizar um levantamento e um mapear a qualidade de vida do trabalhador rural. Segundo a senadora, os resultados deverão ser apresentados em novembro, durante a Assembléia Nacional de Produtores Rurais, em Brasília.

“O campo é a área mais carente deste país, é lá onde se concentram as pessoas mais pobres e as que menos recebem recursos e oportunidades. Nosso objetivo é identificar as fragilidades e com isso criar uma conduta que ponha fim a essa realidade. Queremos incentivos e, acima de tudo, reconhecimento para esse povo trabalhador”, ressaltou, a presidente do Sistema CNA-SENAR.

O projeto de criação de uma Central de Financiamento também foi apresentado aos participantes do evento. A idéia é criar um canal que facilite o acesso do homem do campo aos financiamentos bancários. “Somos apenas reconhecidos como pessoa física, sem comprovação de renda que possa nos garantir um empréstimo para investimento em nossas terras. Isso coloca o produtor em uma posição de comprometimento com juros muito altos. Queremos oportunidade de lutar, produzir e gerar renda para este país.”, afirmou a senadora.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, Mário Borba, acrescentou que o Brasil e, especificamente a Paraíba tem avançado com projetos de recuperação dos setores produtivos rurais, a exemplo do leite de cabra, que teve um aumento significativo nos últimos anos. “Estamos construindo debates importantes e contando com o apoio da senadora Kátia Abreu para que fatos como este aconteçam em diversos pontos do país”, disse Mário Borba.

Fonte: CNA, por Janaína Macedo e Assessoria de Comunicação FAEPA-SENAR