13 de abril de 2010
Produção de manga é ameaçada pela disseminação da doença
Causada pelo fungo Ceratocystis fimbriata o avanço da doença conhecida como mal-do-Recife, por ter origem na cidade pernambucana, preocupa os produtores de manga da região de Guarabira. Os municípios de Araçagi, Alagoinha, Cuitegí, Pilõezinhos, Pipirituba e Mulungu são os principais atingidos.
A praga já destruiu plantações e causou sérios prejuízos à agricultura familiar da região, que têm na safra da manga uma de suas importantes fontes de sobrevivência e alimentação, afirma Rubens Fernandes da Costa, Engenheiro Agrônomo e Presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Guarabira.
A infecção das mangueiras pode ocorrer pela copa ou pelas raízes. Na primeira forma, a secagem da planta inicia-se pelos galhos finos da parte externa, progredindo até o tronco matando toda planta. Outros sintomas são o amarelamento das folhas, galhos secos e murchos, iniciando pela copa.
Para o produtor rural de Cachoeira dos Guedes, Joab da Costa Florêncio, é necessário que os órgãos governamentais se mobilizem urgentemente assim como aconteceu na ocorrência da praga da mosca negra no início deste ano.
O Presidente do Sindicato, acredita que a demora das autoridades na implementação de ações de orientação técnica deve-se, em parte, ao fato da produção de manga na região não ser em escala industrial como a laranja no município de Matinhas. Por conta disso, o dirigente tem se empenhado junto à FAEPA para que a entidade apresente o problema de forma capaz de sensibilizar as autoridades responsáveis pelos serviços de assistência técnica.