6 de dezembro de 2010

Abacaxicultura da PB é responsável por 20% da produção



Cultura de destaque na Paraíba, o abacaxi tem levado ao Estado o título de maior produtor do Brasil, inclusive ganhando da região Sudeste e Norte. Segundo pesquisadores, com uma produção de aproximadamente 9.500 hectares de área plantada com estimativa para próxima colheita de 290 milhões de frutos, pode ajudar a elevar o PIB do Estado.

De 2003 até o final de 2009, o Nordeste vinha alternando-se com o Sudeste no posto de maior região produtora brasileira, com destaque para Paraíba, Bahia, e Rio Grande do Norte. Segundo José Teotônio de Lacerda, pesquisador da Emepa (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba), hoje, a região Nordeste assumiu a posição de primeiro lugar e a Paraíba é o maior produtor de abacaxi. “Os dados são baseados em pesquisas realizadas pelo órgão nos municípios produtores da cultura”, concluiu.

Para Eudete Petelinkar, assessora técnica do SENAR-PB, em 2010 a Paraíba teve um aumento de 5 a 10% na área plantada da cultura. Devido a boa plantação dos agricultores, a tendência é que o Estado permaneça com crescimento em 2011.

Segundo a Embrapa, mais de 37 municípios no Estado cultivam abacaxi, porém, em volume, Itapororoca, Santa Rita e Araçagi são os maiores produtores respectivamente. Hoje a produção ainda é toda voltada para distribuição no Brasil, sendo 60% para o Nordeste e 40% em média destinado às regiões Sul e Sudeste. Segundo Diomar Moraes, presidente da Associação dos produtores de abacaxi de Itapororoca, “queremos primeiramente focar nossa produção e comercialização no Brasil, depois que estivermos com maior estrutura pensaremos em exportar”.

Exportação do produto – Novas perspectivas

Segundo Diomar, as propostas para expansão do setor estão acontecendo. O produtor afirmou que há seis meses foi montada uma cooperativa – Coopefruta – em parceria com os municípios de Itapororoca, Araçagi e Lagoa de Dentro para trabalhar com abacaxi e horti-frut.

A intenção primeiramente é atender o mercado interno, mas em dois anos a Coopefruta tem pretensão de expandir a produção para o mercado externo. “Já recebemos convite de um possível comprador da Suíça de suco concentrado de abacaxi. Mas, a Cooperativa primeiro quer trabalhar o mercado interno e se especializar com cursos específicos como os oferecidos pelo SENAR-PB, que foi uma das instituições que nos impulsionou a implantar essa Cooperativa”.

A Coopefruta teve financiamento aprovado do BNDES para instalação de uma Pack house e um galpão de comercialização e beneficiamento na Empasa. Toda produção será advinda da Agricultura Familiar com o objetivo de incitar e melhorar a produção dos pequenos produtores.

Cursos e Treinamentos

Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o Brasil é o maior produtor mundial de abacaxi, respondendo por 13,4% do total anual no período de 2001 a 2006. No mercado nacional, o abacaxi responde por 5,2% do valor da produção de frutíferas.

Pensando nisso e no desenvolvimento cada vez maior da abacaxicultura, o Sistema FAEPA/SENAR-PB, proporciona cursos e treinamentos gratuitos a produtores interessados em especialização na área. Segundo Eudete Petelinkar, assessora técnica do SENAR-PB, “Nós do SENAR oferecemos cursos sobre o cultivo do abacaxi, aplicação e manuseio de defensivos agrícolas, produção em compotas de frutas cristalizadas, como forma de incitar atividades relacionadas à abacaxicultura, que é uma cultura que só tem a crescer na Paraíba, por isso, precisamos dar esse apoio aos nossos produtores”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA-SENAR
(83) 3048 6078 / 9988 6475