22 de julho de 2011
CNA discute desafios da Economia de Baixo Carbono
Um dos grandes desafios já explicitados nos debates acadêmicos, assim como nos derivados da construção de políticas governamentais, em parceria com o setor privado, é a produção de alimentos que abasteça adequadamente um planeta que caminha para 9 bilhões de habitantes, no contexto da Economia de Baixo Carbono.
A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está inserida fortemente neste debate que já ganhou abrangência global. Mudanças climáticas mobilizam nações ricas e pobres, independentemente do tamanho do seu território.
Este desafio é um dos temas do Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima – FEED 2011, que a entidade promove, nos dias 05 e 06 de setembro, na sede da Federação do Comércio, em São Paulo.
"Vamos mostrar que a preocupação com o meio ambiente, a agricultura e a pecuária pode ter uma abordagem geral, não excludente”, afirma a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.
Para a senadora, o setor agropecuário brasileiro tem propostas para o desenvolvimento ambientalmente sustentável, que permitem a obtenção das metas acertadas pelo Brasil com seus parceiros internacionais de redução das emissões de carbono.
“Estamos falando de um setor responsável por 22,4% do Produto Interno Bruto (PIB), que emprega um terço da força de trabalho e cujas exportações ultrapassam 37% do total; de um setor que produz alimentos, energia, biomassa e fibras. Estamos preparados para o desafio. A adoção de tecnologias e práticas ambientalmente corretas agrega valor à produção e garante mercados ao Brasil”, ressalta a presidente da CNA.
FEED 2011
O Fórum dá continuidade ao projeto da CNA de promover anualmente um grande evento para discutir e avaliar soluções para o agronegócio brasileiro condizentes com a necessária redução dos impactos ambientais decorrentes dos processos de produção e distribuição. O primeiro aconteceu o ano passado, também em São Paulo.
Outro objetivo da entidade é a busca de um consenso do setor que respalde posicionamentos frente às negociações da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre o Clima – COP, que neste ano, em sua 17ª edição, será realizada em Durban, África do Sul.
A mesa-redonda ‘Os desafios para alimentar 9 bilhões de pessoas numa Economia de Baixo Carbono’ abre os trabalhos técnicos do Fórum e será integrada por José Graziano da Silva, Diretor Geral Eleito da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com sede em Roma ; Jeffrey Sachs, diretor do Earth Institute da Columbia University (EUA); e José Roberto Mendonça de Barros, economista especialista em Agronegócio.
O Fórum 2011 dará relevância a outros três temas : Agricultura e Florestas; Pecuária de Baixo Carbono: um novo paradigma produtivo para o Brasil; e Produção de Lácteos e os desafios de reduzir emissões de carbono. A programação completa do Feed 2011, está neste endereço: http://www.canaldoprodutor.com.br/feed2011
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA