6 de junho de 2012

Todos voltados para o Desenvolvimento Sustentável



Será realizada, nos dias 13 a 22 de junho, no Rio Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O evento, que contará com a participação de 193 Estados-membros da ONU, tem o objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, avaliando os avanços e as pendências na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas emergentes.

A Conferência tratará de dois temas principais, a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Além dessas linhas prioritárias, o evento também abordará temas como a definição de caminhos rumo à implementação de linhas nacionais da economia verde; o aumento da participação de fontes alternativas e sustentáveis de energia na matriz energética mundial; o uso racional da água e dos recursos marinhos; governança ambiental internacional e avanços alcançados desde a Rio 92.

A Rio+20 acontece em três momentos. Dos dias 13 a 15 de junho, reunirá os representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência, na III Reunião do Comitê Preparatório. Já entre os dias 16 e 19 de junho, acontecerão os Diálogos do Desenvolvimento com a participação da sociedade civil e finalmente, nos dias 20 a 22 de junho, acontecerá o Segmento de Alto Nível da Conferência com a participação de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países membros das Nações Unidas.

Dentro da Rio+20, com o objetivo de apresentar os avanços do setor agropecuário brasileiro e as estratégias escolhidas para multiplicar a produção de alimentos de maneira sustentável, a CNA participa, juntamente com EMBRAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e outras entidades do setor, do ‘Espaço Agro Brasil’.

“O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, além de ser o país que mais preserva. Nosso objetivo é aumentar cada vez mais a produção, a qualidade dos produtos e garantir alimentos saudáveis e baratos, mas sem prejudicar o meio ambiente. O investimento maior deve ser na pesquisa e em projetos de capacitação e disseminação de tecnologias, assim produziremos mais, deixando intocados os 61% de mata nativa que o Brasil tem hoje”, afirmou o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba.

A abertura oficial do Espaço Agro Brasil acontecerá no dia 18, às 12 h, com a apresentação de um documento de posicionamento do Setor Agropecuário à Rio+20. O superintende do SENAR-PB, Almiro de Sá Ferreira, estará presente no evento.

“A participação da CNA e do SENAR na Rio+20 é de grande valor para a agropecuária brasileira. Além de representar os produtores de todo o país e mostrar a força do setor rural, será um espaço para exposição de todos os projetos que o Sistema vem realizando ao longo dos últimos anos, como o projeto Biomas, ABC e os projetos sociais que tem a função de incluir social e economicamente as pessoas do meio rural”, afirmou o superintendente.

A programação completa da Rio +20 e do Espaço Agro Brasil pode ser conferida no site Canal do Produtor: www.canaldoprodutor.com.br/rio20

Paraíba

Seguindo a linha da CNA e do SENAR Nacional, o Sistema FAEPA/SENAR-PB, consciente de que nos dias de hoje não se concebe mais uma sociedade vivendo sem foco na sustentabilidade ambiental, também vem trabalhando na implantação de estratégias e ações que contribuam para a preservação, controle e recuperação do meio ambiente.

Entre as ações, estão a adequação dos ambientes do prédio com coleta de lixo seletiva, instalação de papa-pilha, criação de um espaço verde; a realização de treinamentos, cursos e seminários como implantação de viveiros de essências florestais, compostagem, proteção de nascentes, produção orgânica, preservação dos mangues, Seminário sobre a restauração do Rio Gramame e a execução de projetos como o Viva Mangue Vivo, a Rede de Trabalho da Restauração do Rio Gramame e, mais recentemente, o PROCAMPOS, lançado em setembro de 2011, com o objetivo de conscientizar os produtores rurais sobre a importância da responsabilidade socioambiental no setor rural.

Programa Campo Sustentável – PROCAMPOS

O PROCAMPOS é um projeto educativo, com finalidade de conscientizar os produtores rurais sobre a importância da responsabilidade socioambiental no setor rural, promovido pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB. Seu foco principal é o desenvolvimento de uma agropecuária ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

O Programa também propõe, por meio de parcerias, a realização de campanhas educativas, treinamentos, cursos, palestras e outras ações no meio rural da Paraíba, que combine oportunidade de geração de trabalho e renda e desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente.

O PROCAMPOS tem também o objetivo de reunir as ações de responsabilidade socioambiental que a instituição vem desenvolvendo, em parceria com outras entidades ou não, nos últimos anos.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475