15 de abril de 2013
Ministro da Pesca credita Parque Aquícola à Kátia Abreu
A Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, e da Federação da Agricultura e Pecuária de Tocantins, FAET, senadora Kátia Abreu integrou a comitiva oficial do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, no lançamento do Parque Aquícola de Lajeado. A cerimônia aconteceu nesta sexta, 12, no Palácio Araguaia e contou com a presença do governador Siqueira Campos, da esposa do ministro, Sylvia Jane, da Secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, além de deputados, prefeitos, secretários e aquicultores.
O ministro ressaltou, no seu pronunciamento, a luta de sete anos da senadora Kátia Abreu no Congresso, nos projetos como Deputada Federal na Câmara dos Deputados e agora senadora e presidente da CNA, nos Ministérios e junto à presidente Dilma Roussef, para a implantação do parque e liberação da criação de tambaqui no Estado.
“Essa conquista de hoje se deve à luta da senadora Kátia Abreu que carrega em si a força dos Karajás e a sensibilidade da mulher brasileira.” O ministro lembrou que no ano passado, inclusive, a senadora Kátia Abreu liderou um programa no Estado, o Ano da Multiplicação dos Peixes, que dobrou a produção, passando de de sete mil para 15 mil toneladas. Além disso, viabilizou, junto ao governo, a licença ambiental para os cerca de mil produtores de peixe tocantinenses.
Num discurso poético, o ministro Crivella ressaltou que a implantação do Parque Aquícola de Lajeado irá transformar o Tocantins em um dos maiores produtores de peixe do país, com uma produção aproximada de 160 toneladas de peixe, produzindo uma riqueza para o Estado. “Houve um tempo em que se dizia: há ouro e água no Tocantins e a partir de agora ouviremos, há ouro nas águas do Tocantins, só que ao contrário do ouro, essa riqueza não acabará”.
Em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o SENAR, braço da CNA no Sistema S, firmou um convênio que oferecerá assistência técnica a aquicultores e capacitação a jovens através do Pronatec do SENAR.
O ministro Marcelo Crivella informou que o licenciamento inicial para atividades aqüícolas no Parque do Lajeado será de 125 hectares, de uma área total de 630 hectares, e vai atender 126 famílias.
“Essa área pode gerar 9.400 toneladas de peixe por ano, garantindo renda de R$ 800 a R$ 1.000 por mês para cada família”, comemorou a afirmou a senadora Kátia Abreu.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CNA, com informações da Assessoria de Imprensa da Senadora Kátia Abreu