20 de junho de 2013
Negado pedido de renovação de licença para queijos premiados
O engenheiro, professor e cientista Manoelito Vilar, mais conhecido como Mané, e seus meninos que vivem na Fazenda Carnaúba estão em pé de guerra. Lá eles criam gado das raças Zebuíno e Sindi e cabras puras preservadas geneticamente durante anos, fruto da garipagem de Mané nos carrascais e feiras do interior da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Os filhos de Mané estão todos envolvidos com a Fazenda Carnaúba e decidiram produzir queijos de leite de cabra em escala regular, criaram uma empresa e o escritor Ariano Suassuna deu nome a três tipos de queijos: Arupiara, Borborema e Cariri.
Eles registraram as marcas e conseguiram uma licença junto à Secretaria de Agricultura para comercializar o produto. Quando foram renovar a licença, se surpreenderam com o inusitado de uma informação. A licença só será liberada se trocarem os nomes dos queijos por Tipo Crottin, Tipo Borsin e Tipo Cablanca, que são tipos de queijo produzido na França.
Por conta disso Inês Dantas, filha de Manelito, postou no Facebook:
"Vejam como são as coisas, quatro dias depois de ganharmos concurso de queijos do NE, ajudar a PB a ser a maior ganhadora de títulos do evento, a secretaria de Agricultura do estado, está nos PROIBINDO de vender nossos queijos de Cabra com os nomes ARUPIARA, BORBOREMA E CARIRI, batizados por Ariano Suassuna, é proibido vender dessa forma, só liberam se trocarmos por Tipo Crottin, Tipo Borsin e Cablanca. Quanta Mediocridade! Ô Paraíba sem sorte"…
Depois foi a vez de Dantinha, outro filho de Manelito:
"O Governo da Paraíba não quer renovar o registro dos queijos ARUPIARA, BORBOREMA E CARIRI. Agora, alega que esses queijos não existem. Quer nos obrigar a colocar "tipo boursin" ou "tipo Crottin". Tipo, na linguagem técnica, informa que é uma imitação. Já o nome "Boursin" é um sobrenome francês; ou seja, tenho de tornar o queijo filho ilegítimo da França. Pior foi "Crottin", traduzi no google: "Esterco". Pelos simbolismos e traduções, fazer queijo na Paraíba é uma puta merda".
O governador Ricardo Coutinho, que deseja o bem e o desenvolvimento da Paraíba, não pode permitir que os técnicos da Secretaria de Agricultura do Estado se alimentem de tamanha burocracia.
Fonte: Capril Virtual