1 de julho de 2013

Rede investe em alimentos orgânicos e busca fornecedores



As preocupações com uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos, associado ao crescimento da economia e a expansão da classe média, cria um ambiente favorável para o aumento do consumo de alimentos orgânicos. Além dos benefícios para os consumidores, a produção orgânica é uma grande oportunidade para a agricultura familiar, que têm mais vocação para esse tipo de sistema produtivo.
Pioneiro no segmento de orgânicos em suas lojas, o Pão de Açúcar investe neste mercado há 20 anos, quando foi iniciado um trabalho de parceria com fornecedores. Atualmente, oferece cerca de 700 itens, garantindo a opção de montar refeições completas com alimentos orgânicos: café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar.

De acordo com informações do Sebrae, a Paraíba hoje é a maior produtora de orgânicos do Nordeste, graças às 350 famílias cadastradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que somam 149 hectares de área plantada, além de duas grandes fazendas, que produzem orgânicos para abastecer os supermercados de Campina Grande e João Pessoa.

O Pão de Açúcar trabalha principalmente com produtores locais, principalmente em categorias como frutas, verduras e legumes. "Nosso principal fornecedor na Paraíba é a Moco Agropecuária, que trabalha com a marca Fazenda Tamanduá e produz nas cidades de Campina Grande, Patos e Sousa. Hoje, ele abastece ainda lojas Pão de Açúcar em Pernambuco e Rio Grande do Norte", explicou Sandra Caires, gerente Comercial de Orgânicos do Pão de Açúcar.

Segundo ela, maior dificuldade do Grupo neste setor é encontrar fornecedores certificados no Estado, com estrutura logística e comercial capaz de atender as lojas da rede com um mix de produtos diversificados. "Temos agrônomos especializados em campo que auxiliam os produtores orgânicos e ajudam nas informações necessárias para plantio, logística e comercialização – uma vez que muitos são pequenas ou médias propriedades – e temos total interesse em receber novos produtores para parcerias comerciais", comentou a gerente.

Segundo pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o mercado de produtos orgânicos movimenta hoje, no Brasil, cerca de meio bilhão de reais, com crescimento anual de 15% a 20%. Hoje no país, aproximadamente 90 mil produtores têm alguma produção orgânica ou agroecológica, desse total 85% são agricultores familiares. 

Fonte: Paraíba total