2 de dezembro de 2013
Assentados do Incra/PB vendem produtos sem agrotóxicos
A produção agrícola de trinta famílias de oito assentamentos da reforma agrária e de dois acampamentos situados no Agreste, no Vale do Mamanguape e no Litoral Sul da Paraíba, estará à disposição da população, no Ponto de Cem Réis – uma praça no centro da capital João Pessoa –, PB Feira Agroecológica da Reforma Agrária – 05-11-13 – Ascom Incra-PB (2)nesta terça-feira (3), das 15h às 19h, na II edição da Feira Agroecológica da Reforma Agrária.
Entre os produtos que serão comercializados estão: feijão, milho verde, tomate, pimentão, acerola, batata-doce, coentro, alface, cenoura, repolho, macaxeira, inhame, mamão, manga, tapioca, bolo, doces da fruta, beiju, canjica, mungunzá, galinha de capoeira, ovos e sucos, guaiamum (uma espécie de caranguejo), além de mel e peças de artesanato.
A feira, realizada toda primeira terça-feira do mês, é promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com apoio da Superintendência Regional do Incra na Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Na primeira edição a feira, realizada no dia 5 do mês de novembro último, os agricultores encerraram as atividade uma hora mais cedo. Isso, por que a feira fez tanto sucesso que os assentados venderam toda produção de oito toneladas de alimentos, até às 18 horas – uma hora antes do previsto.
A feira é abastecida pelos assentamentos Novo Salvador (Jacaraú), Jardim (Curral de Cima), Boa Esperança (Jacaraú), Dona Helena (Cruz do Espírito Santo), Vida Nova (Sapé), Capim de Cheiro (Caaporã), Dona Antônia (Conde) e Apasa (Pitimbu); além dos acampamentos Marinas do Abiaí (Pitimbu) e Ponta de Gramame (João Pessoa).
A produção dos agricultores assentados é acompanhada por entidades prestadoras de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) contratadas pelo Incra/PB.
Feiras Agroecológicas
Essa já é a quarta feira agroecológica de caráter permanente realizada por assentados da reforma agrária em João Pessoa. Atualmente, é realizada uma feira, todas as sextas-feiras, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); uma feira no Bairro do Bessa, nas proximidades do Clube dos Médicos, aos sábados; e outra no pátio do Departamento Nacional de Obras Contra As Secas (Dnocs), no Bairro dos Estados, também aos sábados. Todas essas feiras têm início às cinco horas da manhã.
Fonte: Incra-PB