A Faepa
História da federação da agricultura e pecuária da paraíba
O espírito associativista que sempre existiu na Paraíba, contribuiu para o surgimento da Sociedade de Agricultura do Estado que teve marcante atuação no período de 1919 a 1945. Posteriormente, em virtude da Lei Nº 8.127/45, foram criadas nos diferentes municípios paraibanos, as Associações Rurais, agregadas em nível estadual em torno da Federação das Associações Rurais do Estado da Paraíba-FAREPA. A partir da década de sessenta, a FAREPA passou a denominar-se FAEPA- Federação de Agricultura do Estado da Paraíba e recentemente transformou-se em Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba.
O Sistema FAEPA/SENAR é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional da Paraíba e integra o Sistema CNA, que se constitui da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, 27 Federações Estaduais de Agricultura, 2.400 Sindicatos Rurais, com mais de 1.000.000 de associados espontâneos em todo país.
FAEPA Hoje
Com sede em João Pessoa, a FAEPA é uma entidade sindical de grau superior, com jurisdição em todo o Estado da Paraíba, que trabalha pelo produtor rural, na representação e defesa permanente de seus direitos. Congrega lideranças e produtores rurais para promover o desenvolvimento do setor agropecuário da Paraíba.
O Sistema FAEPA/SENAR têm buscando o aperfeiçoamento de suas ações, modernizando e adequando às novas realidades do contexto tecnológico do país. Têm também trabalhado incansavelmente na elaboração parcerias com entidades públicas e privadas, universidades e instituições de pesquisa visando fomentar e viabilizar a execução de projetos que promovam a melhora da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo produtor rural.
O Sistema Faepa/Senar-PB acredita que é preciso proporcionar ao homem do campo o o acesso as novas e modernas técnicas de trabalho, buscando inseri-lo num mercado altamente competitivo e globalizado. A despeito de todas as interferências, climáticas e políticas, que tem prejudicado a agropecuária da Paraíba, é preciso continuar lutando e avançando, até que toda sociedade, autoridades do poderes executivo e legislativo acreditem e valorizem o setor agropecuário.
Contando com cerca de 50 Sindicatos Rurais espalhados por todo Estado, e aproximadamente 20 mil produtores rurais cadastrados, a Faepa é hoje uma instituição respeitada em todos os setores da economia estadual e nas diferentes organizações, sejam públicas ou privadas, fazendo parte de conselhos municipais e estaduais de relevância social e econômico.
A Paraíba tem hoje mais 113 mil imóveis rurais, ocupando uma área de aproximadamente 4 milhões de hectares. Segundo dados do Incra, 90.756 propriedades são da categoria de minifúndio, ou seja, menor que um módulo fiscal (MF). As pequenas somam 15.575 (01 a 04MF), as médias 3.889 (04 a 15 MF) e apenas 985 são grandes propriedades (acima de 15 MF).
Diretoria eleita para o triênio 2021/2025
Diretor Presidente: Mário Antônio Pereira Borba
1º Vice-Presidente: Vanildo Pereira da Silva
2º Vice-Presidente: João de Deus Rodrigues
Diretor-Secretário: Alberto Vieira de Atayde.
Diretor-Secretário Adjunto: Sergio Ricardo Gouveia Martins
Diretor-Financeiro: Carlos Alberto Patrício da Silva
Diretor-Financeiro Adjunto: Tiburtino Cartaxo de Sá Filho
Conselho Fiscal – Titulares:
Damiana Daniel dos Santos (Sindicato Rural de São Mamede)
Fernando Gomes de Almeida (Sindicato Rural de Pombal)
Ricardo Amâncio de Lima (Sindicato Rural de Santa Luzia)
Suplentes:
Luiz Junior Guimarães (Sindicato Rural de São José de Caiana)
Sebastião dos Santos Lima (Sindicato Rural de Patos)
Humberto Gonçalves de Araújo (Sindicato Rural de Juazeirinho)
Delegado representante junto a CNA
Efetivo: Mário Antônio Pereira Borba
Suplente: João de Deus Rodrigues