6 de dezembro de 2024

Assessor Técnico da FAEPA/PB, Jair Correia, participa do Treinamento Simulado de Atendimento à Notificação de Suspeita de Doença Vesicular.


ASCOM FAEPA-PB

A Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), junto com Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), promoveram o “Treinamento simulado de atendimento à notificação de suspeita de emergências relacionadas à febre aftosa.  O objetivo do treinamento é capacitar a equipe veterinária para uma resposta rápida e eficaz no atendimento a possíveis focos de doenças vesiculares que possam surgir, dentre elas se destaca a aftosa.

Participaram do treinamento instrutores do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (Panaftosa).

O treinamento aconteceu entre os dias 25 e 29 de Novembro, no auditório da ACADEPOL, em João Pessoa-PB, onde foi apresentado a parte teórica do curso. Na quinta feira, 28 de novembro, no período da manha ocorreu o simulado prático de notificações de suspeita de Doença Vesicular em algumas propriedades. Durante o atendimento a denuncia foi feito todo o processo necessário de vigilância, com utilização de carros oficiais, paramentação seguindo as normas de biosseguridade e todo o processo de atendimento clinico, coleta de material para analise e envio das amostras para o laboratório federal de defesa agropecuária.

Para o assessor técnico da FAEPA/PB, Jair Correia, o treinamento foi de grande relevância para fortalecer a Defesa Sanitária Animal do estado, tendo em vista que a Paraíba desde maio deste ano é considerada livre da aftosa sem vacinação (Portaria Nº 678).

Publicado em: 6 de dezembro de 2024