30 de novembro de 2023

FAEPA discute regulamentação das casas de farinha do Estado


ASCOM FAEPA-PB

A Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) realizou uma reunião com técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), representantes do Banco do Nordeste e do setor produtivo para discutir uma proposta de regulamento do registro e operacionalização das casas de farinha.

O objetivo da reunião foi apresentar a proposta aos participantes e colher sugestões para aperfeiçoar o documento que vem sendo elaborado pela equipe técnica da FAEPA. A regulamentação visa regularizar as unidades de beneficiamento de farinha, fécula e outros derivados da mandioca no Estado.

Prorrogado até abril o prazo para quitação de dívidas rurais

Atualmente, toda a farinha regularizada que é comercializada nos supermercados da Paraíba vem de outros estados da federação. A regulamentação estadual permitirá que os produtores paraibanos também possam comercializar seus produtos de forma regularizada e sem riscos jurídicos.

Após a reunião, os técnicos da EMPAER e do arranjo produtivo da mandioca vão analisar a proposta inicial e apresentar sugestões para aperfeiçoá-la. O documento será então apresentado ao secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca para apreciação por parte do corpo técnico da Defesa Agropecuária e a expectativa é que seja aprovado.

A regulamentação das casas de farinha é uma importante conquista para o setor produtivo da mandioca na Paraíba. Na reunião estiveram presentes o presidente da federação, Mário Borba, o diretor-secretário da instituição, Alberto Atayde e os assessores técnicos da federação Izaías Soares e Jair Correia.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 30 de novembro de 2023