24 de maio de 2023
FAEPA participa da instalação da Frente Parlamentar do Agronegócio Paraibano
A Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) participou de uma audiência pública, realizada no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), nesta terça-feira (23), que teve como intuito instalar a Frente Parlamentar do Agronegócio Paraibano.
Na ocasião foram discutidos temas de interesse do setor, a exemplo da implantação da GTA Digital para equinos, o papel e a importância da vaquejada na sociedade como geradora de empregos e incentivo a outras ações que impactam no social.
O diretor-financeiro da Faepa, Carlos Alberto Patrício e os assessores técnicos da instituição, Jair Correia e Izaías Soares, também estiveram presentes no local. Jair destacou a importância da frente parlamentar para o agronegócio regional.
“A instalação da Frente Parlamentar é de extrema importância para o nosso setor, pois precisamos dessa representatividade na casa legislativa, agora necessitamos alinhar os propósitos, buscando sempre o melhor para o produtor”, comentou.
Ele ainda complementou dizendo que a audiência destacou a importância do futuro da vaquejada, reforçando também a necessidade de seguir as normas vigentes para prática do esporte, mas sempre buscando as melhorias para o fortalecimento da atividade
Joaquim Hugo, secretário do Desenvolvimento e da Agropecuária e Pesca do Governo da Paraíba, parabenizou a todos pela instalação da frente parlamentar e apresentou alguns tópicos que já estão sendo trabalhados pelo setor como o lançamento do calendário de eventos agropecuários da Paraíba em parceria com a Apacco, a Faepa/Senar e o Governo do Estado.
“Alinhado com a Faepa nós estamos tentando mostrar que os fiscais não são inimigos dos produtores e sim que precisamos trabalhar juntos. Precisamos pensar no agronegócio de forma a incentivar a comercialização dos produtos feitos pelos nossos produtores, sejam eles grandes ou pequenos. Além de outras questões como o E-GTA e a possibilidade da emissão de guias nos fins de semana”, finalizou.
A auditora do Ministério da Agricultura, Márcia Lopes, enfatizou a obrigatoriedade da emissão da GTA para transporte de animais e falou também sobre a legislação sanitária para equinos, que está em discussão no ministério.
“A GTA é obrigatória, mas agora já está sendo emitida de forma digital, o que vem facilitando a emissão por parte dos produtores. Em relação a legislação sanitária, essa é uma pauta que está sendo discutida pelo ministério e que em breve estará fechada e a disposição de todos por meio da consulta pública”, disse.
Também estiveram presentes no local o representante da Asplan, José Inácio, Dr. David Ferreira do CRMV-PB, o presidente da ABVAQ e vice-presidente da ABQM, Paulo Gustavo, o ex-senador, Efraim Morais, o deputado, George Morais, o deputado, Sargento Neto, o vereador Carlos Henrique (Carlão), representando a Câmara Municipal de João Pessoa, além de representantes dos parques de vaquejada e do público interessado na pauta em questão.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br
Publicado em: 24 de maio de 2023