17 de janeiro de 2011

Genética de Elite da Raça Sindi é exportada para Uberaba



Criadores do Estado da Paraíba e a EMEPA-PB concretizaram no dia 10 de janeiro de 2011 o embarque de 29 bovinos da Raça Sindi, de alto valor genético para a Universidade de Uberaba – UNIUBE, representada pela Fundação Educacional Uberabense.

Desde que a raça Sindi começou a se destacar na pecuária nordestina, esta foi a maior e mais importante transferência de um grupo de animais de reconhecido mérito genético. São touros que irão participar do 1º Teste de Progênie da raça e também fornecerão sêmen para produção de embriões sexados. As matrizes são, em sua maioria, portadoras de DNA mitocondrial “bos indicus”, isto é, puros zebuínos, constituindo-se parte de um grupo restrito de animais existentes no país e algumas matrizes de alta produção de leite ou ex-campeãs de exposições. Há mais de três foram procedidos os exames de DNA Mitocondrial em vários rebanhos da Paraíba, numa parceria UNIUBE, EMEPA-PB e ABCSindi, tendo se comprovado nesses exames ficou constatado a pureza mitocondrial “indicus” dos nossos rebanhos de zebuínos de aptidão leiteira (Gir, Guzerá e Sindi) estavam entre as castas mais puras dessas raças ainda existentes no Brasil, constituindo-se em raríssimo banco genético.

O objetivo dessa parceria é o de multiplicar esse material num curto espaço de tempo, resultando em benefícios para todos os parceiros e criadores. Espera-se que em cerca de dois anos, as matrizes doadoras retornem à Paraíba, acompanhadas de centenas de filhas, de valor genético ainda mais apuradas que suas mães.
O Estado da Paraíba passa a fazer parte de agora em diante, de um polo especial de efetiva contribuição de genética superior dessas raças para o aprimoramento, preservação e expansão das qualidades das raças zebuínas de aptidão leiteira no país e no mundo tropical.

Participaram dessa remessa de animais para Uberaba-MG, além da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S/A – EMEPA-PB, os criadores: Mário Antônio Borba, Pompeu Gouveia Borba, Antônio Ricardo Granville, Pompeu Emilio Maroja júnior, Mário Silveira e Paulo Roberto Leite. O embarque dos animais foi realizado em dois locais distintos, após cumprirem todo o protocolo sanitário exigido pelos órgãos de Defesa Sanitária Animal (Ministério da Agricultura e Pecuária-MAPA e Defesa Agropecuária dos Estados da Paraíba e Minas Gerais). Uma parte dos bovinos da raça Sindi foi transportada da Estação Experimental de Alagoinha, pertencente à EMEPA-PB, em número de 10(dez) matrizes e a segunda leva, transferida da quarentena realizada na Fazenda Brito, em Queimadas-PB. O embarque em Queimadas-PB contou com a cobertura jornalística da TV Record, através da afiliada TV Correio da Paraíba, tendo ainda sido assistida pelo Prefeito daquele município, Sr. José Carlos de Souza Rêgo, pelo Diretor da EMEPA-PB, Dr. Francisco Marinho de Medeiros, pesquisadores da EMEPA-PB, Ricardo de Miranda Henriques Leite (responsável técnico dos processos de quarentena), Romulo Pontes de Freitas Albuquerque (responsável técnico pelo rebanho Sindi da EMEPA-PB, em Alagoinha-PB), pelo médico veterinário da Defesa Agropecuária da Paraíba, Dr. Antônio de Araújo Neto, responsável pelo acompanhamento da quarentena na Fazenda Brito e pelo lacre oficial do veículo auto carga que se procedeu ao transporte dos bovinos até Minas Gerais. Também estavam presentes por ocasião do embarque dos animais da raça Sindi, autoridades do município de Queimadas-PB, a técnica da Defesa Agropecuária da Paraíba, Drª. Gloria Maria de Araújo Silva, além dos criadores Pompeu Maroja e Paulo Roberto Leite.

Fonte: ABCSindi