6 de maio de 2024

Turmas dos cursos técnicos participam de aula prática em Itabaiana


Geisyellen Tháffyne

O Senar proporcionou aos alunos dos cursos técnicos em Agronegócio e Zootecnia, a oportunidade de visitarem, no último sábado (04), a fazenda Lagoa de Monteiro em Itabaiana, propriedade de seu Dema Azevedo. A visita proporcionou contato com as cadeias produtivas da fazenda, enriquecendo seu aprendizado.

Os olhares atentos dos alunos percorriam cada explicação da visita guiada por Max Azevedo, filho de Dema, que proporcionou aos estudantes um entendimento mais aprofundado sobre o funcionamento de cada cadeia produtiva dentro da fazenda.

“Os alunos quando vão para campo é como um abrir de olhos com aqueles conhecimentos adquiridos na sala de aula. A participação é muito positiva, fazendo perguntas aos produtores sobre as atividade das cadeias”, comenta João Quintans, tutor da unidade de estruturação e supervisão das cadeias produtivas no agronegócio.

Na propriedade de 120 hectares são trabalhadas diversas cadeias produtivas, sendo elas a carcinicultura, avicultura, equinocultura e ovinocultura, além do gado de corte e gado de leite. As cadeias conversam entre si, cada uma desempenhando seu papel específico dentro do ecossistema da propriedade.

“É muito bom ter uma vivência prática de perto, ouvir experiências e a visão do produtor. Com isso a gente consegue ver tudo aquilo que viu em sala de aula, de uma forma aplicada, botando em questão a gestão, a gerência e principalmente valorizando a sustentabilidade, a lucratividade e a produtividade de uma propriedade”, comenta Cleice Santos, aluna do curso de agronegócio.

Max é graduado em Zootecnia, e durante a visita, respondeu às diversas perguntas dos alunos sobre as cadeias produtivas. Para ele, é extremamente gratificante testemunhar o alto nível de envolvimento dos alunos e ver sua propriedade sendo reconhecida como um exemplo.

“Cada vez que recebemos os alunos do Senar em nossa propriedade, percebemos um interesse genuíno em cada detalhe da execução das cadeias produtivas, desde o manejo até nas tecnologias aplicadas. Esse interesse nos enche de confiança de que esses estudantes estão no caminho certo para se tornarem grandes profissionais da área”, explica.

Segundo seu Dema, o segredo para o crescimento do negócio é trabalhar com grandes parceiros e sempre se adequar às novas tecnologias.

“Dentro da propriedade nós trabalhamos embasados em tecnologia, evoluindo e se adequando a ela. Quando falamos na área da carcinicultura, vemos que é difícil de trabalhar, por isso o técnico Romero, juntamente com o Senar, que é um grande parceiro da gente, vem apresentando orientações no manejo do camarão, que tem trazido grandes resultados, ele nos auxilia e nós seguimos todas as suas orientações”, explica.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 6 de maio de 2024