31 de março de 2016

Como conciliar o trabalho com a pós-graduação?

Dicas e notícias


Maryellen Badarau

Disciplina é a palavra-chave quando o assunto é conciliar estudos e trabalho

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. Muitos dos que tentam encarar o desafio de fazer isso acabam não cumprindo bem nenhuma das duas atividades. Ou desistem dos estudos para não afetarem o trabalho ou acabam falhando no âmbito profissional para darem conta do curso. Mas é possível fazer diferente.

Disciplina é a palavra-chave quando o assunto é conciliar estudos e trabalho. Mas, no caso específico da pós-graduação, há ainda outros fatores que precisam ser levados em conta e estão diretamente relacionados não apenas ao comportamento do profissional-estudante, mas também às suas escolhas.

Encontrar a pós certa

O primeiro passo para conseguir conciliar bem uma pós-graduação com o trabalho é escolher atentamente o curso e a instituição. Certifique-se de que a pós escolhida, de fato, vai trazer ganhos para você (afinal, caso contrário, você estará apenas perdendo tempo e dinheiro). E mais que isso: verifique se ela tem um modelo de organização da grade de aulas que se encaixa na sua rotina profissional.

Planejamento

Planejar o período de jornada dupla é o passo seguinte. Antes do início das aulas, você deve traçar um panorama de sua vida, seus compromissos e objetivos e fazer um plano de longo prazo, que abranja os anos em que você dividirá seu tempo entre o trabalho e os estudos.

Compromisso

Aqui o fator disciplina pesa de maneira mais clara. Ao assumir a responsabilidade de estudar e trabalhar, é preciso ter muito compromisso com seu planejamento e saber que muitas vezes terá que abrir mão de estar com os amigos ou família para contornar imprevistos e seguir firme. Se você começar a fugir do roteiro, as coisas podem desandar.

Agenda leve

Para conseguir manter a disciplina, é fundamental você não saturar sua agenda com muitos outros compromissos além do trabalho e da pós. Obviamente, você não vai deixar de viver por causa disso. Mas aqueles grandes projetos precisam ser reorganizados ou ficar em stand-by temporariamente. Caso contrário, você corre o risco de ver todo o seu investimento ir por água abaixo.

Atente-se bem a esses pontos e boa sorte!

Fonte: Administradores.com

Mais informações: http://goo.gl/oPseOx