20 de agosto de 2012

Agrinordeste chega a 20ª edição com novidades



O agronegócio, um dos setores da economia que mais crescem no País, será debatido no 20º Agrinordeste, entre dos dias 22 e 24 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. Promovido pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o evento marcará as comemorações de duas décadas de realização do seminário e inovará, ao incorporar no painel de Turismo rural, o seminário “Identidades da Terra”, sobre a diversidade da culinária pernambucana. Outras novidades são a Mostra de Turismo Rural e o Espaço Sabor Rural, onde chefs e estudantes de gastronomia farão pratos com os produtos made in Pernambuco expostos na Feira de Lácteos e na Mostra de Produtos do Agronegócio.

Para debater sobre o agronegócio da região e do País, especialistas e palestrantes de vários Estados brasileiros transformarão o Centro de Convenções de Pernambuco num reduto dos negócios do campo. Serão mais de 80 palestras, realizadas entre 8h15 e 17h45, que abordarão temas como turismo rural, apicultura, aquicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, fruticultura, meio ambiente e recursos hídricos. Estão previstos, ainda, na programação, seminários e mini-cursos voltados aos técnicos, especialistas, gestores públicos, estudantes, entre outros. “O foco é um só: o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste, dentro de padrões de competitividade”, explica Pio Guerra, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE).

Neste ano, a expectativa do presidente da FAEPE é reunir cerca de cinco mil participantes. Além das palestras temáticas, o Agrinordeste também movimenta uma feira de produtos do agronegócio com marcas tipicamente pernambucanas. Serão aproximadamente 100 estandes com produtos derivados do leite, além de produções locais de cachaça, mel, rapadura, artesanato, frutas, café orgânico, entre outros. Haverá também a exposição de equipamentos turísticos no interior do Estado. “Nosso evento se transformou numa importante ferramenta de trabalho para os profissionais do setor, pois concilia os anseios do homem do campo e apresenta aos participantes as mais modernas e inovadoras técnicas do agronegócio”, diz Guerra.

“O Show de Lácteos e a Mostra de Produtos Agropecuários têm sempre muita visibilidade e são esperados pelos participantes e visitantes. O público poderá adquirir queijos diferenciados a preços mais baixos, bem como outros produtos do agronegócio. A novidade é a Mostra de Turismo Rural, na qual os visitantes descobrirão as potencialidades do interior do Estado, em grande parte ainda desconhecidas pelo grande público. Os produtores buscam eventos como esses para dar visibilidade às suas produções, fazê-las conhecidas e, assim, ampliar o consumo na região”, diz Ricardo Mello, assessor da FAEPE e coordenador do Agrinordeste.

Concurso de queijos – Devido ao sucesso do II Concurso de Queijos de Pernambuco, em 2011, o 20° Agrinordeste acolherá, também, a 3ª edição do evento, que este ano será ampliado. Os queijos que participarão do 10ª Show de Lácteos serão avaliados sob diversos critérios. Dois representantes do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), de Minas Gerais, Daniel Arantes Pereira e Paulo Henrique Paiva, integrarão o júri. Além do tradicional julgamento técnico, os produtos made in Pernambuco serão analisados por estudantes do curso de gastronomia de nove instituições do Estado, pelo público visitante e por chefs, jornalistas e formadores de opinião.

Um espaço de Sabor Rural irá abrigar aulas de chefs como César Santos, Claudemir Barros e Leandro Ricardo, entre outros, além dos concursos de Lácteos e Novos Talentos, em que estudantes irão apresentar suas habilidades. “O interessante desse espaço é que, na elaboração dos pratos, os estudantes irão utilizar os produtos produzidos em Pernambuco e que estarão no Show de Lácteos e na Feira de Produtos do Agronegócio”, conta Pio Guerra. O produtor cultural Luciano Silva, em parceria com o chef César Santos e o jornalista Bruno Albertim, idealizou o espaço gastronômico para realizar concursos e workshops, além de degustação de pratos a preços populares.

O Agrinordeste conta, ainda, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Governo de Pernambuco (SARA), Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

Serviço:

O que: 20ª AGRINORDESTE
Quando: de 22 a 24 DE AGOSTO
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco, rua Padre Bernardino Pessoa, 761 – Boa Viagem – Recife
Mais informações pelo site www.agrinordeste.com.br ou pelo telefone (81) 3972-5377 .

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema FAEPE